CRM elege novos conselheiros

Os cerca de 15 mil médicos em atividade no Paraná elegeram ontem os novos membros do Conselho Regional de Medicina (CRM). Os conselheiros, suplentes e delegados assumirão o cargo em 1.º de outubro quando elegem a nova diretoria do órgão. Eles cumprem mandato de cinco anos. Na eleição foram usadas urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral.

A novidade destas eleições foi a utilização de urnas eletrônicas. Médicos que atuam nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa tiveram acesso ao sistema, o que contabiliza 73% dos profissionais. Os demais votaram manualmente, nas sedes das 11 delegacias ou através de carta-resposta. O resultado seria conhecido ontem mesmo.

O presidente do CRM, Luiz Sallim, explica que o Conselho tem a função de proteger a sociedade, através do julgamento de infrações éticas cometidas por médicos. Em média o órgão recebe 60 denúncias por mês, sendo que destas pelo menos quinze viram processos nos quais são investigados se houve erro médico. No ano passado, dois profissionais tiveram seu registro cassado no Paraná, um de Curitiba e um do interior.

Voltar ao topo