Indicativo aprovado

Creches de Curitiba podem parar na próxima semana

Educadores infantis dos Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs), realizaram assembléia, na noite de ontem, na Praça Carlos Gomes, e anunciaram o indicativo de greve. A paralisação, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) está programada para terça-feira, caso as reivindicações não sejam atendidas.

A categoria, que trabalha com crianças entre seis meses e cinco anos, pede isonomia com os professores da rede municipal, que apesar de ganharem quase o mesmo salário, cerca de R$ 1.500, têm mais benefícios. Um deles é a carga horária. Enquanto professores trabalham 20 horas semanais, os educadores atuam 40 horas. Também há a hora permanência, que é o percentual de tempo que o profissional reserva, dentro de seu horário de trabalho, para planejar as atividades da semana. Professores tem 33% de hora permanência, enquanto os educadores, apenas 20%.

Outra reivindicação

“Como faltam profissionais, e isso nos deixa atolados de trabalho, não conseguimos planejar. Sem planejamento, deixamos de ser educadores para virar apenas cuidadores. No entanto, somos cobrados pelo Núcleo a apresentar esse planejamento, cumpri-lo e, no final de cada período, a apresentar os resultados e avaliações de cada criança”, lamentou a educadora Cynthia Siona Mariano.
Outra reivindicação é que os CMEIs tenham eleição para diretor, com a participação da comunidade, como nas escolas municipais.