Cotolengo prepara pinturas para o Natal

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da Escola de Educação Especial Cotolengo, artistas da 2.ª Oficina de Arte, se preparam para expor e selecionar as pinturas que ilustrarão os cartões de Natal. Em 2004, 35 mil cartões e 20 telas foram vendidos. A instituição arrecadou R$ 28 mil. ?Foi o suficiente para suprir as necessidades e ainda deu para comprar a alimentação especial das 70 crianças?, afirma a coordenadora da escola, Alessandra de Fátima Marquete.

Dos 240 internos do Pequeno Cotolengo, 176 freqüentam a escola e 12 têm aula de pintura com os artistas plásticos Sérgio Torreta e Lênia Nogueira. Nas quintas-feiras, além de ensinar movimentos, texturas e cores, a oficina é um meio de expressão dos alunos. ?Eles não têm outro meio de se expressar a não ser pela arte. Em média eles pintam uma tela por aula, mas se deixarmos, são três. Este ano eles já pintaram 30 telas. A vontade deles é imensa?, afirma Torreta.

A questão das cores diz muito. ?Antes eles optavam por marrom, roxo, preto. Agora já usam o vermelho e o amarelo. Está muito mais colorido. Pela conversa e pela expectativa sinto que estão gostando?, conta Sérgio. Mesmo que os alunos tenham alguma deficiência, as dificuldades são pequenas. ?Diante da tela branca, eles não têm dúvida e vão pintando com calma. Sempre aparecem as revelações. É surpreendente?, afirma Torreta.

Voltar ao topo