Florestópolis

Cortadores de cana recebem salários atrasados

A direção da usina de cana de açúcar Cofercatu, localizada em Florestópolis, no norte do Paraná, pagou os funcionários na tarde da última quinta-feira. Durante dois dias, integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) ocuparam a fazenda particular do diretor José Otaviano Ribeiro – localizada em Porecatu, na mesma região – e também a destilaria da usina.

A ideia foi protestar contra o atraso no pagamento do salário. No total, cerca de 1,3 mil cortadores de cana aguardavam o dinheiro. Ontem, ambos os locais já estavam desocupados.

Ribeiro afirmou que todos os pagamentos estão feitos. Segundo ele, o atraso foi de um mês para os funcionários da cooperativa, e de um mês e meio para os trabalhadores da indústria e cooperativa de grãos.

“Por uma série de problemas, entre eles o excesso de chuvas, passamos por dificuldades financeiras. Porém obtivemos uma receita fazendo a negociação da venda futura de açúcar e agora os salários estão quitados”, explicou.

No dia da ocupação das terras, a reportagem de O Estado conseguiu poucas informações sobre os motivos do protesto, por meio de alguns integrantes da Contag.

Eles afirmaram que estavam na usina e na fazenda do diretor do local “em solidariedade aos funcionários” que, segundo eles, não recebiam há três meses. Ontem, a reportagem não conseguiu contato com os integrantes.

Segundo Ribeiro, não havia funcionários da usina no protesto, e que as informações eram desencontradas. “Tudo aconteceu de uma hora para outra, e no começo não entendemos o porquê, pois ocuparam minha fazenda particular. Chegaram a falar até na falta de uma cesta básica, algo assim. Vimos que mexeram em alguma coisa na destilaria, mas estamos averiguando porque é um local que pode oferecer risco. Na fazenda também estamos fazendo levantamento, mas já percebemos que eles levaram algumas coisas”, comentou.

Ribeiro chegou a pedir na Justiça o direito de reintegração de posse, e conseguiu. Porém, segundo ele, não foi necessário utilizar. Os trabalhos na usina devem recomeçar na próxima terça-feira.