Luto

Corpo do cartunista Carlos Alberto Noviski será cremado

O corpo do ilustrador curitibano Carlos Alberto Noviski será cremado na tarde deste domingo (05), no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Realizado na capela do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, o velório se encerrou às 15 horas. Noviski morreu na tarde de sábado (04), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Pela manhã, ele havia recebido alta, depois de ter sido submetido a uma cirurgia bariátrica. O cartunista tinha 49 anos.

Ao longo de sua carreira, Noviski passou pelos jornais Gazeta do Povo e O Estado do Paraná, além de alguns jornais sindicais. Nos últimos anos, vinha atuando no Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O ilustrador havia se formado em desenho industrial no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), ainda na década de 1980.

O cartunista da Gazeta do Povo Ademir Paixão era amigo de longa data de Noviski e lamentou a perda. “Ele era um bom chargista e um excelente amigo. Seu humor aguçado não media consequências e vai fazer falta”, relatou.

Marco Jacobsen, que é cartunista na Folha de Londrina, trabalhou com Noviski desde 1986. “Era um grande cartunista com uma crítica sempre constante e consciente. E de fino trato. Uma pessoa dócil e bem humorada”, disse ele. “É uma perda que não tem como explicar.”

Capivara da Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba postou homenagem a Noviski em seu perfil do Facebook : “ Carlos Noviski foi um artista brilhante.Gerações de curitibanos ainda vão ouvir falar dele”. Afinal, foi ele o artista que transformou a capivara em uma linha de produtos cujas vendas financiavam ações sociais na cidade.