Construção civil pode entrar em greve

As negociações da convenção coletiva de trabalho da construção civil terão dia decisivo na segunda-feira. Às 14h está marcada reunião entre os sindicatos patronal e de trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana (Sintracon), por enquanto, o que foi apresentado à categoria foi considerado retrocesso, porque há redução nos benefícios como vale-compras e abono salarial.

O Sintracon acusa o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR) de querer retirar o vale-compras do 13.º salário, excluir o abono da aposentadoria, manter o salário de servente, que hoje está em R$ 803, para o pessoal do administrativo e reduzir de 12 para três meses o vale-compras de R$ 205 de quem está afastado por auxílio doença. Caso essa proposta seja mantida e o reajuste salarial não atinja percentual próximo aos 22% reivindicados pelo Sintracon, os trabalhadores podem decidir pela greve na assembleia que também será realizada na segunda-feira, às 18h, na sede social do sindicato, na Rua Mateus Leme,324, São Francisco.

Negociações

A assessoria do Sinduscon-PR confirmou a reunião com o Sintracon, mas ninguém da diretoria se manifestou sobre as negociações porque estavam reunidos em evento fora da cidade.

Voltar ao topo