Consórcio apresenta propostas para obras do SIM

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) realizou nesta sexta-feira (16) a licitação para a compra de equipamentos e contratação de serviços para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que permitirá a gestão integrada e o monitoramento do trânsito e transporte em tempo real.

O consórcio Iessa, Dataprom, Indra apresentou a única proposta na concorrência pelo menor preço. O processo está em fase de análise de documentos. Uma vez habilitado o consórcio, o contrato será assinado e o resultado publicado em Diário Oficial.

O cronograma de obras de implantação do SIM, definido na licitação, é de 12 meses. O preço máximo estipulado para o lote de obras é de R$ 40.121.232,98 (quarenta milhões cento e vinte e um mil duzentos e trinta e dois reais e noventa e oito centavos).

CCO

Os equipamentos serão implantados no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs. O Centro de Controle entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2012, como parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um conjunto de medidas, obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão da mobilidade em Curitiba. O projeto foi desenvolvido pela Urbs em parceria com o Ippuc.

Tempo real

O novo Centro Operacional reunirá numa mesma sala um núcleo de comando de operações online formado por técnicos de trânsito e de transporte, que contarão com monitores, equipamentos e softwares específicos, para o monitoramento permanente das ruas da cidade.

Com isso, um motorista do transporte coletivo, por exemplo, será avisado em tempo real quando for necessário desviar a rota, em função de obra ou acidente. Da mesma forma, ele  poderá comunicar à Central qualquer problema que venha a ocorrer em seu trajeto – como acidentes, assaltos ou vandalismo.

O sistema permitirá o acompanhamento da localização de cada ônibus. Com isso, o usuário terá acesso à informação – nas estações tubo e terminais – do tempo previsto de chegada dos ônibus ou qualquer alteração de rota ou horário.

Painéis

Com a operação da Central os motoristas em geral também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos. Os primeiros painéis serão instalados nas ruas que compõem o Anel Viário, em implantação pela Prefeitura. Além dos painéis, o Anel Viário será o primeiro trecho da cidade a contar com os chamados semáforos adaptativos – que abrem ou fecham a passagem de acordo com o movimento do tráfego, evitando que o motorista fique parado no vermelho quando não há trânsito na transversal.

O sistema será composto por controladores semafóricos inteligentes, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados, além dos semáforos.

As imagens que permitirão o monitoramento no Centro Operacional virão de câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), também instaladas em pontos estratégicos nas ruas e em terminais e estações tubo. Ao longo dos 25 quilômetros do Anel Viário serão instalados 190 semáforos adaptativos, 18 câmeras e 12 painéis digitais de informações ao motorista.

Todos os painéis de mensagens variáveis (PMV’s) ficarão em pontos estratégicos, como os três principais estádios de futebol, na avenida Cândido de Abreu, avenida das Torres e outros locais onde o fluxo pode ser interrompido ou modificado temporariamente por conta de jogos, manifestações populares e outros eventos.

Voltar ao topo