Conselhos tutelares mudam de endereço

Londrina – A partir de amanhã, os três conselhos tutelares regionais de Londrina começam a atender em novo endereço. O atendimento, que desde março deste ano está descentralizado, será prestado no centro da cidade, no conjunto habitacional Milton Gavetti (região norte) e no parque das Indústrias (região leste). Durante a mudança, o serviço poderá ser utilizado por telefone celular dos conselhos, que atende a todo o município, 24 horas por dia.

O Conselho Tutelar Centro-Leste-Oeste, que até o início da semana passada atendia na avenida Dez de Dezembro, 1.516, passa a prestar o serviço na rua Belém, 1.275 (região central). Já o Conselho Tutelar Norte, que também dividia a sede da avenida Dez de Dezembro, será transferido para a sua região específica, na rua Curitiba, 399, conjunto Milton Gavetti. O único conselho tutelar que prestava atendimento em outro local era o da região sul. O posto da rua Mitomo Simamura, 110, vai mudar para a avenida Guilherme de Almeida, 2.409, no parque das Indústrias (região leste). As pessoas que precisarem recorrer ao serviço prestado pelos conselhos tutelares regionais poderão, a partir da data de inauguração, procurar pelos novos endereços, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Caso haja alguma emergência, o serviço, como sempre, poderá ser utilizado pelo telefone 9991-6752.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar Centro-Leste-Oeste, Idalto José de Almeida, cada conselho fica responsável pelo atendimento emergencial durante uma semana. Para Almeida, após a regionalização dos conselhos tutelares, o atendimento tem sido prestado de maneira mais específica, já que os conselheiros podem atuar junto à comunidade. “Estar mais próximo das pessoas, de fato, é a maior vantagem da regionalização. Principalmente agora, que os conselhos vão para suas regiões de trabalho.” Embora a descentralização tenha sido feita há quase seis meses, as pessoas ainda não perderam a sede do antigo conselho centralizado como referência, conforme o presidente. “Muitas ainda não sabem que o serviço é regionalizado e acabam procurando a sede antiga, no centro, para serem atendidas.” De acordo com levantamento realizado no último mês, cerca de 200 pessoas receberam atendimento em 30 dias, fora os que recorreram ao serviço pelo plantão ou pelo disque-denúncia.

Área de atuação

Os três conselhos tutelares atuam em três grandes áreas, divididas de acordo com o número de habitantes, percentual de crianças e demanda de cada região. Para isso, foram agrupadas as regiões central, leste e parte da oeste; região sul, sete distritos rurais (Paiquerê, Irerê, Maravilha, São Luiz, Espírito Santo e Lerroville), patrimônios (Regina, Usina Três Bocas e Selva), Reserva do Apucaranha e Taquaruna; região norte e parte da oeste.

Voltar ao topo