Feriadão vem aí!

Confira oito dicas para ter uma boa alimentação no Carnaval

O Carnaval no Brasil é quase uma maratona. Curtir os blocos de rua, correr atrás do trio elétrico ou desfilar nas escolas de samba pede muita energia!

O descuido com a alimentação, seja por falta ou excesso, pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo.

Veja as dicas valiosas que preparamos para você:

1 –  Tome um café da manhã equilibrado. Aproveite sucos naturais, frutas, leite ou iogurte desnatados, pão integral, cereais integrais, queijo magro ou ovo.

2 –  Para evitar a “sensação de empachamento”, fracione as suas refeições várias vezes ao dia. Leve com você alimentos que podem ser consumidos no meio da folia quando a “fome bater”. Frutas como banana, pera, maçã, ameixa e pêssego, além de frutas secas, são ótimas opções e há ainda outras, como as barras de cereal, biscoitos integrais e castanhas.

3 – Se a opção for comer na rua, opte pelos lanches mais leves e evite frituras. Sanduíches naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se são feitos na hora e é importante observar se os alimentos estão armazenados em boas condições.

4 – Evite consumir itens que estragam com facilidade, como a maionese, por exemplo. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação carnavalesca.

5 – Não pule refeições ou fique muitas horas sem comer. Cardápios restritivos com o intuito de emagrecer podem desequilibrar o seu organismo e comprometer a sua folia.

6 – Evite ingerir alimentos gordurosos. A digestão fica lenta e causa sensação de “estufamento”, moleza e sono, prejudicando a mobilidade do corpo.

7 – Água de coco e isotônicos são ótimos para repor sais minerais e prevenir a desidratação!

8 – Lembre-se que a ingestão alcoólica é usualmente uma fonte adicional de energia, conhecida como a ingestão de “calorias vazias”, uma vez que, apesar de seu alto valor energético, lhes faltam nutrientes essenciais. Outro fator a ser considerado é a composição dos alimentos que são consumidos concomitantemente ao álcool. Consuma bebidas alcoólicas com moderação e sempre as intercale com água ou sucos.