Concurso para professores tem 42 mil inscritos

Mais de 42 mil candidatos se inscreveram para as 13.643 vagas do concurso público para professores, promovido pelo Governo do Paraná. As inscrições terminaram no último domingo. Do total de 42.110 inscritos, a maioria (28.687) se inscreveu nas agências da Caixa Econômica e outros 13.243, diretamente pela internet.
A dimensão do concurso é comparável à do maior vestibular do Estado, o da Universidade Federal do Paraná, que este ano terá 55 mil candidatos. As vagas são para professores de 5ª a 8ª série e do ensino médio, em todos os municípios do Paraná, nas 11 disciplinas que compõem o Núcleo Comum da educação básica.
O concurso público ? antiga reivindicação da categoria ? também será uma oportunidade para que profissionais que já atuam como celetistas na rede estadual possam passar à condição de estatutários.
Prova – A prova, que é eliminatória, acontecerá no dia 3 de novembro, nos municípos-sede dos Núcleos Regionais de Educação. Os candidatos da Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul de Curitiba farão as provas na capital.
As questões serão objetivas e versarão sobre conhecimentos gerais (interpretação de textos, matemática aplicada ao cotidiano, informática básica, fundamentos da educação) e conhecimentos específicos da(s) disciplina(s) a que concorre o candidato. A metodologia de correção da prova prevê o desconto de uma questão certa para cada questão errada marcada pelo candidato. “Se o candidato não tiver certeza sobre a resposta, é melhor deixar em branco. Com isso, estaremos evitando o ‘chute’ “, explica o diretor técnico do Paranaeducação, Gilson Costin, que participou da elaboração do edital.
A elaboração, aplicação e correção da prova, bem como a classificação dos aprovados, está sob responsabilidade do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). O Cespe/UnB segue critérios definidos pelas secretarias da Educação e da Administração, responsáveis pelo controle de qualidade de todo o processo.
Títulos — A divulgação da lista dos aprovados na prova escrita está prevista para o dia 26 de novembro. Os aprovados serão, então, submetidos à prova de títulos, também sob a coordenação do Cespe/UnB. Para isso, deverão entregar seus documentos nos dias 27 e 28 de novembro. A prova de títulos é classificatória e pontuam itens como a especialização e a experiência (por exemplo, anos de docência, em qualquer regime de trabalho ou rede escolar). O resultado final do concurso, combinando o resultado da prova escrita e o da prova de títulos, deverá ser divulgado no dia 23 de dezembro.
É no momento da nomeação que o concursado deverá comprovar que possui licenciatura plena, obtida em curso e instituição devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que acadêmicos atuais podem fazer o concurso.
Os aprovados no concurso serão chamados a partir de 2003, para atuar no ensino fundamental ou médio, de acordo com as necessidades da educação básica estadual e com a habilitação e especialização do professor.

Voltar ao topo