Comitê já capacitou mil profissionais

Cerca de mil profissionais de diferentes áreas foram capacitados pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Comitê Organizador Local para atuar no atendimento a visitantes em março, quando serão realizadas em Curitiba as reuniões da Organização Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade e biossegurança. Pelo menos quatro mil pessoas serão capacitadas até o final de fevereiro. A estimativa é que a cidade receba em torno de seis mil visitantes durante a 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3) e a 8.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8).

Além dos membros das delegações dos 187 países,  signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica, estarão presentes observadores de países não-membros, representantes dos principais organismos internacionais, organizações acadêmicas, não governamentais, empresariais, lideranças indígenas, jornalistas estrangeiros e observadores. Além das reuniões oficiais, dezenas de eventos paralelos estarão acontecendo também em Curitiba.

Até agora, foram preparados agentes municipais de trânsito, policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), empregados de dois shoppings da cidade e funcionários da Prefeitura de Curitiba. A partir da semana que vem, será a vez dos taxistas, fiscais do transporte coletivo e funcionários da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Durante o curso realizado anteontem à tarde, na Unilivre, agentes de trânsito e policiais do BPTran receberam orientações sobre quem são e como deverão ser recebidos os visitantes. "O turista quer a nossa atenção. Precisamos mostrar que queremos ajudar. É preciso ser solícito. E isso vale para todos os visitantes que venham a Curitiba", alertou Carlos Eduardo Guimarães, do Instituto Municipal de Turismo. 

Voltar ao topo