Praia

Comércio de Pontal do Paraná lamenta queda no movimento

O clima favorável no final do ano passado e início de 2010 foi fundamental para que o começo da temporada de verão em Pontal do Paraná, litoral do Estado, fosse um sucesso.

Porém, pouco tempo depois, o tempo instável afastou os veranistas do município. Os comerciantes locais lamentam a queda no movimento que, em alguns casos, chega a ser de 60%. Apesar da queda brusca, eles garantem que a temporada está sendo boa financeiramente.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) e comerciante, Odalbor Ferreira Alves, a queda pegou o setor um pouco de surpresa. Contudo, graças ao bom início de ano e o fato da temporada ser mais curta devido à proximidade com o Carnaval, o comércio local não tem do que reclamar.

“Se o tempo estivesse mais estável, seria bem mais interessante. Pelo menos, durante os finais de semana, o movimento volta e o pessoal tem aproveitado. Num primeiro momento, o fato de a temporada ser mais curta poderia ser ruim para os comerciantes, porém é justamente o contrário, pois eles puderam planejar melhor o que iam fazer e não vão precisar ficar com trabalhadores temporários por mais tempo do que o necessário”, explica.

Planejamento foi o que não faltou para o empresariado local, segundo Alves. Ele garante que a grande maioria se precaveu e pôde trabalhar tranquilamente. “Essa foi a diferença de quem soube trabalhar. A associação orientou bem os comerciantes para que todos atendessem os veranistas sem dificuldades. Não foi verificado, por exemplo, a falta de um determinado produto. O turista que veio até Pontal não teve do que reclamar”, garante.

O proprietário do restaurante Burghezia, no balneário de Pontal do Sul, Plínio Aguiar, corrobora com o presidente da Aciapar. “Embora tenha havido uma queda significativa no movimento, a temporada tem sido relativamente boa. Nos finais de semana a procura volta a ser forte e estamos esperando que o Carnaval aqui seja com bastante gente. Além disso, a infraestrutura local está excelente e isso tem ajudado a atrair os veranistas”, avalia.

As imobiliárias também registram movimento mais baixo durante esses dias. A secretária de uma imobiliária, Josileuza da Rocha, conta que a procura tem sido baixa.

“Por enquanto, está bem tranquilo. Quem procurar casa ou apartamento para alugar, encontra sem dificuldade. Para o Carnaval, a procura ainda está fraca, tendendo a ficar mais forte próxima do feriado”, informa.

Voltar ao topo