Fase final

Começa a instalação dos cabos no viaduto estaiado

A obra do viaduto estaiado de Curitiba entrou na fase final, com a colocação da torre e dos estais (cabos) de sustentação. Nos últimos dias foram erguidos dois dos 21 estais previstos na construção, que passa sobre a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), no cruzamento com Rua Coronel Francisco H. dos Santos, no bairro Jardim das Américas. O viaduto faz parte das obras do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, que são realizadas com recursos do PAC da Copa.

Segundo o consórcio responsável pela construção do viaduto, são necessários de dois a três dias para o erguimento de cada estal, estrutura que contém de 50 a 80 cabos embutidos, dependendo do seu comprimento. Em paralelo aos trabalhos na torre, nos próximos dias serão iniciadas a pavimentação das pistas do viaduto e das ciclovias e a construção das calçadas para pedestres. Os acessos de ambos os lados do viaduto foram concluídos e a obra já tem 82% dos trabalhos executados. A previsão de término é para o final de março.

O viaduto estaiado tem 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, além de ciclovias e calçadas laterais para pedestres em ambos os lados. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. O mastro tem 74 metros de altura, com 21 estais de sustentação.

As demais obras do corredor Aeroporto-Rodoviária continuam em andamento, com previsão de término para maio. Os trabalhos de pavimentação de quatro trechos da via foram relicitados e iniciados neste mês. Também são realizadas a revitalização de calçadas, a implantação de ciclovias e pequenas correções na geometria do pavimento (acessos e retornos).