Resgatados das ruas!

Com o frio, aumenta o número de resgatados pela FAS

Com a proximidade da estação mais fria, a Fundação de Ação Social (FAS) inicia a Operação Inverno, para aumentar o recolhimento de pessoas em situação de rua. Os moradores de rua são convidados para passar a noite em abrigos da prefeitura e normalmente voltam para os locais de origem. Outra ação realizada é a campanha Doe Calor, para arrecadar doações aos necessitados. Para a Copa do Mundo não haverá nenhuma campanha específica direcionada aos moradores de rua.

O resgate social funciona de duas maneiras: ligações ao 156 e equipes da FAS que percorrem ruas e locais já conhecidos. As pessoas são abordadas e convidadas para comparecer aos abrigos, onde podem realiz ar a higiene, se alimentar e passar a noite. Dependendo da necessidade, são orientados e encaminhados para emitir documentos, atendimentos de saúde, cursos e programas de benefícios. As equipes intensificam as abordagens no horário das 19h à uma da madrugada.

Há vários abrigos, mas a maioria dos atendidos é encaminhada à Central de Atendimento. De janeiro a abril foram 6.900 atendimentos na Central. Em março, foram realizadas 991 abordagens, em abril 1174 e a expectativa é que em julho esse número cresça bastante por causa do frio. Muitas dessas pessoas atendidas retornam para as ruas. A FAS informou que não tem como manter as pessoas que não desejam ir para os abrigos.

Já a Doe Calor é a famosa campanha do agasalho, realizada há muitos anos. O objetivo é sensibilizar as pessoas a doarem roupas, cobertores e calçados aos mais necessitados. Há 600 postos de coleta. A lista está no www.doecalor.com.br . Empresários interessados doar devem entrar em contato com o Instituto Pró-Cidadania, responsável pela logística da campanha, pelo telefone (41) 3350-3514.