Coleta de resíduos no litoral supera 3,7 mil toneladas

Desde o início da Operação Viva o Verão, em 16 de dezembro, já foram recolhidas mais de 3,7 mil toneladas de lixo domiciliar nas praias do Paraná. A informação é da Superintendência de Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, que é responsável pela coleta de lixo domiciliar no litoral.

Somente o município de Matinhos, que abrange o balneário de Caiobá, produziu nesse período mais de 2 mil toneladas de lixo domiciliar, ou cerca de 118 toneladas de lixo por dia. A média diária fora de temporada é de, aproximadamente, 20 toneladas. Já no município de Pontal do Paraná foram recolhidas 872 toneladas de lixo domiciliar.

De acordo com o presidente da Suderhsa, Darci Deitos, os resíduos retirados dessas localidades são encaminhados ao aterro sanitário de Pontal do Paraná, que é administrado em consórcio com o município de Matinhos.

"Pontal do Paraná recebe também o lixo domiciliar da Ilha do Mel, que é recolhido e trazido ao continente todos os dias em uma balsa exclusivamente destinada ao transporte de resíduos", destacou. Em Guaratuba, 852 toneladas de lixo domiciliar foram recolhidas e encaminhadas ao aterro sanitário do município no mesmo período.

Vinte e quatro caminhões compactadores estão realizando o recolhimento do lixo domiciliar no litoral: oito em Pontal do Paraná e balneários, sete em Guaratuba, sete em Matinhos, um em Morretes e outro em Antonina. 

Voltar ao topo