Parabéns

Colégio Militar de Curitiba completa 50 anos

Um dos mais importantes e tradicionais colégios da capital paranaense, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) completa 50 anos na terça-feira. Várias atividades estão sendo programadas para a comemoração. Muito mais do que uma instituição de ensino, o CMC leva aos alunos valores e ensinamentos de ética e moral.

O CMC atende cerca de 920 alunos dos ensinos fundamental (a partir do 6.º ano) e médio. Para admitir novos estudantes, a instituição faz concursos periódicos. Se o jovem tiver sido transferido de outra escola militar – de outra cidade, por exemplo – pode entrar no CMC sem o exame.

Mas em geral, tanto civis como filhos de pais ou mães militares têm que fazer esta prova. Hoje, metade dos estudantes do CMC são dependentes de civis, e a outra metade, de militares.

O comandante do CMC, coronel Justino Quintino Martins Figueiredo, explica que o colégio oferece não só o ensino tradicional, mas também recomenda aos estudantes alguns comportamentos que todos os jovens devem ter.

“Nossa proposta pedagógica é buscar a educação integral dos alunos. Não só o aspecto cognitivo, mas também o psicomotor, por meio das aulas de esportes e educação física”, comentou o coronel.

O CMC oferece, além das aulas no turno normal, o contra-turno, com atividades variadas, tudo baseado nos costumes e valores do Exército. “Os jovens saem daqui com o aspecto cultural bem desenvolvido, além do pessoal, pois primamos por ensinar a importância da responsabilidade e do respeito ao próximo”, afirmou.

Um dos grandes desafios do comando atual do CMC é justamente manter esses valores e incutí-los cada vez mais nos jovens. “Entre os nossos desafios nestes 50 anos está a continuidade do repasse desses valores. Como já trabalhamos com estudantes que já trazem de casa essa educação, fica mais fácil. Porém, é ainda um grande desafio nos dias de hoje”, relatou o comandante do CMC.

Outro grande desafio para os próximos anos, segundo o coronel, é a revitalização da Associação dos Ex-Alunos do CMC. A associação teve um importante papel no resgate da cultura e da integração no colégio, que esteve fechado de 1988 a 1995. No dia 27 de abril serão realizadas as eleições para a presidência da associação, no próprio colégio, às 19h.

História

Neste ano, o tema de aniversário do colégio é “Eu fiz parte dessa história”. Entre as atividades programadas para o dia 21 de abril – aniversário do CMC – estão o canto do hino do local, várias homenagens – dentre elas aos oficiais e generais que fizeram parte do colégio e atingiram postos importantes no Exército, ex-comandantes do colégio, ex-alunos, ex-professores e a primeira aluna mulher. Pessoas que fizeram parte dos 50 anos do CMC estão convidadas a comparecer nas comemorações de terça-feira, que vão ocorrer no colégio a partir das 10h.

Os colégios militares foram criados por Duque de Caxias, na época do império. A ideia era dar oportunidade de estudos para os filhos dos mortos na Guerra do Paraguai.

O CMC foi fundado em 1958, pelo então ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott. Foi inaugurado oficialmente em 21 de abril de 1959. Com cortes de gastos, o Ministério do Exército teve que fechá-lo – juntamente com outros colégios militares do país – em 1988. Mas o CMC foi reaberto em 1995.