Clima alerta a Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta sobre a possibilidade de ocorrência de temporais ontem e hoje em sete estados do Brasil, entre eles o Paraná. Há também risco de chuva de granizo em algumas regiões, inclusive na divisa do Paraná com Santa Catarina. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado estão em alerta.

A Defesa Civil Estadual recebeu o comunicado ontem à tarde e o repassou para as unidades do Corpo de Bombeiros e prefeituras de todo o Estado. Até ontem, às 19h, choveu forte em várias regiões do Paraná, mas não houve qualquer ocorrência grave. Os outros estados que estão em alerta são! São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em alguns deles, os ventos podem chegar a 80 km/h, incluindo o Paraná.

O temporal que caiu na madrugada de domingo em Londrina deixou um terço da cidade sem energia elétrica durante várias horas. Houve ainda destelhamento de casas e queda de árvores. A queda de energia elétrica foi provocada por curto-circuito e rompimento de cabos elétricos -90% dos casos ocorreram por queda de árvores ou de galhos. A região Norte da cidade foi a mais afetada. Segundo a assessoria de imprensa da Copel, às 8h da manhã de domingo, em 80% das unidades consumidoras a situação já havia sido normalizada. As demais foram atendidas até as 22h do mesmo dia.

Na cidade também houve destelhamento de casas em três áreas de ocupação irregular (Jardim Marieta, Jardim Columbia e Jardim Paris), e a Defesa Civil distribuiu 256 metros de lona para 47 famílias. No bairro Portal do Sol uma casa desabou parcialmente, e os moradores foram orientados a deixar o local.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos chegaram a 56 km/h.

O Corpo de Bombeiros também registrou uma casa destelhada e outra alagada em Maringá. As famílias foram removidas, mas já voltaram para as residências. No município choveu 60 mm. A média para o mês todo na região Norte varia entre 100 é 140 mm. A cidade de Sarandi também foi afetada pelo vento, que chegou a 87 km/h.

De acordo com o segundo-tenente Gilson de Mattos, da Defesa Civil Estadual, em outras cidades também ocorreram problemas parecidos, mas sem grandes proporções. Segundo a meteorologista do Sedec, Cristina Lourenço, este é o resultado da frente fria que chegou a essas regiões na última sexta-feira. O Simepar prevê que as chuvas no Paraná devem ocorrer até amanhã, e depois o sol volta a brilhar. (EW)

Voltar ao topo