Saúde

Cirurgias para corrigir problemas de visão estão mais acessíveis

Os problemas de visão são muito mais comuns do que muita gente pensa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 85 milhões de pessoas no país apresentam algum tipo de dificuldade ao enxergar.

Segundo outro levantamento, realizado por uma fabricante de lentes, a miopia é o problema mais comum entre os brasileiros – 37% da população afirmam que têm o problema. Astigmatismo (30%) e sensibilidade à luminosidade (19%) foram outros problemas de visão mais relatados pelos brasileiros.

No entanto, da mesma maneira que os problemas de visão se tornam cada vez mais recorrentes, as cirurgias corretivas também se popularizam e hoje estão facilmente ao alcance de boa parte da população.

De acordo com o oftalmologista Luiz Geraldo Simões de Assis, diretor clínico do Instituto de Oftalmologista de Curitiba, as cirurgias a laser para correção de erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia atualmente contam com equipamentos de última geração, que permitem cirurgias personalizadas.

“As informações dos exames de tomografia ocular, análise da resistência e elasticidade da córnea, mapas de relevo tridimensional da córnea, análise de alterações ópticas do olho não perceptíveis durante uma consulta oftalmológica, são repassadas ao laser que irá nivelar e regularizar os defeitos encontrados nestes exames”, afirma.

Além disso, o tempo de recuperação dessas cirurgias está cada vez mais rápidos, com o paciente podendo voltar à sua vida normal menos de dois dias após o processo cirúrgico.

“O processo é gradual, porém algumas horas após a cirurgia o paciente já percebe uma melhora significativa na visão. O paciente retorna às suas atividades de trabalho geralmente em 45 horas, na maioria dos casos podendo dirigir já no dia seguinte”, revela Assis.

Indicações

De acordo com o especialista, a cirurgia refrativa é indicada para aquelas pessoas que não se adaptam às lentes de contato ou não gostam da sua rotina de uso, ou ainda preferem não usar óculos por motivos estéticos.

“O desconforto de usar mais de um tipo de óculos para perto e para longe é outro motivador. A cirurgia se faz necessária do ponto de vista médico quando um paciente tem graus muito diferentes nos dois olhos, graus elevados que interferem nas atividades diárias”, conta o oftalmologista. Uma cirurgia corretiva oftalmológica pode entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00.