Casas de bingo sofrem novas derrotas no TJ

As casas de bingo do Paraná vão continuar fechadas. Ontem, os proprietários dessas casas tiveram duas derrotas no Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. Por doze votos contra quatro, o Órgão Especial do TJ confirmou decisão que indeferiu mandado de segurança impetrado por Silva & MS Promoção de Sorteios Ltda. e Bingo Campos Gerais, que pretendia questionar a validade do decreto governamental 1.046/03.

A decisão foi proferida pelo relator, desembargador Nério Spessato, que afirmou não existir direito líquido e certo da parte para atacar o ato administrativo que proíbe o funcionamento dos bingos. A matéria é de competência da União, ressaltou Spessato que lembrou ainda, a súmula 437 do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirma a competência do atual governo para rever atos derivados de vícios de administrações anteriores.

Ontem também, por unanimidade de votos, o mesmo Órgão Especial negou provimento ao agravo regimental relatado pelo desembargador Octávio Valeixo e impetrado pelo Sindicato das Empresas Administradoras de Bingo do Estado do Paraná (Sindibingo), questionando a validade do mesmo decreto. Em seu voto, Valeixo destacou que o impetrante tinha pleno conhecimento de que a autorização concedida pela resolução 27/02, subscrita pelo então secretário de Governo na administração Jaime Lerner, José Cid Campêlo Filho, era “além de precária, ilegal por força da invasão da competência privativa da União para legislar a matéria”.

Voltar ao topo