Cartilha conta história de Londrina na visão dos idosos

As secretarias municipais de Educação e do Idoso lançam nesta quinta-feira (29) a cartilha "Tempo de lembrar, tempo de aprender: memórias da cidade". O material é o resultado do projeto, de mesmo nome, realizado durante todo o ano passado pelas duas secretarias, com os alunos da 3ª série do ensino fundamental de seis escolas do município. Participaram da iniciativa idosos de programas sociais de Londrina, como o Programa de Transferência de Renda e o programa federal Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com assessora de História da Secretaria de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, a cartilha mostra aspectos da história da cidade que não estão descritos nos livros de história tradicionais. "São pioneiros não oficiais. São idosos pobres do próprio bairro que contaram sua história para as crianças, que passaram a conhecer mais a cidade por meio de pessoas próximas a elas. Passaram a conhecer o idoso como sujeito histórico", destacou Eva.

A gerente de Ações de Apoio Sócio-Familiar, Liz Clara Ribeiro de Campos, ressaltou o resgate da auto-estima por parte dos idosos. "O fato do idoso ser ouvido despertou o respeito pelas crianças, que reconheceram os idosos como referência de conhecimento e como protagonistas da história", analisou. Segundo ela, a ação conjunta com a Secretaria do Idoso foi fundamental para a consolidação da proposta.

Ao todo, foram confeccionadas 3 mil cartilhas, que serão distribuídas entre todas as escolas municipais de Londrina. O material será usado como complemento para as aulas de História das 3ª séries, já que os alunos estudam Londrina nesta fase. Cada idoso que participou do projeto – cerca de 40 – seja nas palestras, seja nas oficinas, também vai receber a cartilha. No total, em torno de 500 crianças fizeram parte do projeto. As escolas participantes foram Pedro Vergara Correa, Anita Garibaldi, Hikoma Udihara, Atanázio Leonel, Mábio Gonçalves Palhano e Leônidas Sobrinho Porto.

Voltar ao topo