Capital testa controlador de velocidade no trânsito

A Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), iniciou nesta semana os testes de um equipamento de segurança do trânsito que permite captar imagens das partes dianteira e traseira dos veículos e quantificar o fluxo de carros que trafegam pelo local. O equipamento, denominado ?bandeira?, foi instalado na segunda-feira na Rua Major Heitor Guimarães, entre a Rua Hugo Kinzelmann, próxima à Alameda Júlia da Costa e a Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no bairro Campina do Siqueira.

É o primeiro equipamento do gênero funcionando em Curitiba. O controlador de velocidade será testado por quatro meses, sem custos para o município e sem emitir notificações. A bandeira está instalada nas proximidades da Igreja São José Trabalhador, na Rua Major Heitor Guimarães, 1.526, e o limite de velocidade no local é de 40 km/h. A rua faz parte do binário Mário Tourinho.

Trata-se de um equipamento ostensivo de fiscalização eletrônica de velocidade e indicado para vias com circulação intensa de veículos para o controle e monitoramento da velocidade. Em formato de semipórtico, a bandeira é facilmente vista pelos motoristas e, por esse motivo, auxilia na sinalização e induz a redução da velocidade em trechos com tráfego intenso e risco de acidentes. A bandeira é um equipamento similar à lombada eletrônica indicada para redução ostensiva de velocidade.

Na bandeira instalada em Curitiba para testes foi acoplado ainda o Sistema Inteligente de Monitoramento (SimoPK), composto por um conjunto de câmeras e por um software para monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados. Essa tecnologia opera em 360.º e possui alcance no raio de até dois quilômetros, podendo supervisionar o tráfego em tempo real, transmitindo imagens e dados que mostram as condições do tráfego, a segurança no local, fluxo de veículos e acidentes.

Os veículos são detectados por dois sensores instalados na pista no sentido do tráfego. A bandeira registra com segurança dados como velocidade, data e horário para acompanhamento estatístico, além de fazer a classificação da frota por categorias (motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, utilitários e carretas). (SMCS)

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