Canil Municipal recolhe 50 cães em terreno baldio

O Canil Municipal, comandado pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Curitiba, recolheu na semana passada 50 cachorros que estavam em um terreno baldio, presos a árvores. Eles pertenciam a uma senhora, que por falta de espaço colocou os animais na área ao lado de sua casa, incomodando os vizinhos. Eles fizeram um abaixo-assinado para retirar os cães do local. A responsável foi advertida, mas não cumpriu as determinações, o que resultou na captura dos cachorros. Ela tem até o próximo dia 25 para arranjar um local adequado para os animais. Se o prazo não for cumprido, eles vão ficar disponíveis para doações por tempo indeterminado.

Segundo Eric Koblitz, coordenador do centro, a lei determina que o prazo de espera pelo dono é de três dias, mas foi aberta uma exceção nesse caso. “Ela já comunicou que está tentando viabilizar uma chácara em Guaratuba (litoral do Estado) e estamos aguardando. Se a dona conseguir, vamos vistoriar o lugar ou pedir para a Prefeitura da cidade fazer esse serviço. Não adianta só transferir o problema de local”, comenta.

O tempo em que os animais vão ficar disponíveis para doação ainda não foi estipulado. “Nós deixamos o máximo que puder, mas não dá para deixar mais do que um mês por causa da falta de espaço. Se eles não forem doados, vão para o sacrifício”, conta Koblitz. Os bichos apreendidos no terreno baldio são de diferentes raças. A maioria é mestiça com pastor, doberman e husky siberiano. Segundo o coordenador, eles estão com boa saúde. Veterinários de organizações protetoras de animais foram convidados para acompanhar os cuidados. A visita deve acontecer nos próximos dias.

Atualmente, o canil abriga cerca de 200 cachorros, alguns de raça pura. No mês de fevereiro deste ano, 370 foram apreendidos e somente 38 voltaram para casa. “O número de donos que voltam buscar o cão é muito pequeno”, avalia o coordenador. Os outros animais foram doados a instituições de ensino ou foram sacrificados.

Todos os dias o canil disponibiliza cães para doação. A média diária é 50 animais. Os interessados só precisam levar identidade e a coleira para o novo amigo. Os animais doados são vacinados contra a raiva. “Eles são recolhidos e vacinados por questão de saúde pública. O Centro de Zoonoses cuida disso. O objetivo não é cuidar dos animais”, explica Koblitz. Com a notícia de que os 50 cachorros poderiam ser sacrificados, muita gente apareceu interessada em levar algum para casa. Somente na segunda-feira passada foram doados 27 cães.

Serviço – O Canil Municipal fica na Rua Canal do Belém, n.º 3, no bairro Guabirotuba, perto do trevo da BR-476 (antiga 116) da PUC. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 8h às 11h30 e 13h às 17h. Nos sábados, o atendimento começa às 8h e termina às 11h30. Os interessados em chamar o canil para recolher animais devem ligar para o telefone 156.

Voltar ao topo