Campanha no rádio e TV mostra benefícios da leitura

Em 21 países da Europa e das Américas (inclusive Brasil), 2005 é considerado o ano ibero-americano da leitura. Em função disso, os ministérios da Educação e da Cultura pretendem lançar, no próximo mês de abril, uma campanha nacional de incentivo à cultura, que deverá ser veiculada gratuitamente no rádio e na televisão, devido a uma parceria do MEC com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

A campanha terá como objetivo mostrar os benefícios da leitura e o prazer que um bom livro pode oferecer às pessoas. No Brasil, segundo a Câmara Brasileira do Livro, são produzidos entre 300 e 320 milhões de exemplares de livros a cada ano, o que corresponde a 1,4 livro por habitante do País. Apesar disso, apenas um terço da população alfabetizada possui o hábito de ler e gosta da atividade, enxergando-a inclusive como fonte de lazer.

Curitiba

Na opinião da chefe da divisão de obras gerais da Biblioteca Pública do Paraná, Sizuco Takemiya, o curitibano é consciente em relação à importância da leitura e lê uma quantidade razoável de livros (a Biblioteca realiza entre 1,8 mil e 2 mil empréstimos por dia). Porém, ainda falta muito para que a leitura se torne um hábito da população da cidade, principalmente entre comunidades da periferia e pessoas de baixa renda. Essas geralmente não têm condições financeiras para comprar livros e nem para sair de suas casas e visitar a Biblioteca Pública, localizada no centro da cidade.

"O gosto pela leitura geralmente é adquirido na infância. Para que isso aconteça, os pais devem incentivar seus filhos a ler e, eles próprios, ter contato com livros", afirma. "Atualmente, no Brasil, falta incentivo à leitura. É realmente necessário que as áreas de cultura e educação se unam em uma grande campanha, com ações voltadas principalmente a pessoas de níveis sociais mais baixos".

A Biblioteca Pública do Paraná tem um acervo de 431.554 volumes e 166.334 títulos. Recebe cerca de 3,5 mil visitantes ao dia e fica localizada na Rua Cândido Lopes, 133, no centro de Curitiba. Funciona das 8h30 às 20h. Para emprestar livros, é necessário fazer uma carteirinha, mediante apresentação de documento de identidade, comprovante de residência e pagamento de taxa de R$ 1,00. (Cintia Végas)

Voltar ao topo