Celebração

Caminhoneiros pedem bênção ao padroeiro

Em um dia de trabalho cheio de riscos, a saída é pedir ajuda ao santo protetor para voltar para casa com segurança. Os motoristas possuem essa rotina diária junto ao padroeiro São Cristóvão, cujo dia é celebrado hoje. Adesivos e imagens nos caminhões se tornaram o elo para a conversa com o santo. Tudo para fugir de acidentes e assaltos, principalmente.

O motorista Lauro Rodrigues de Almeida, com 16 anos de profissão, pede proteção a São Cristóvão todos os dias. Há 35 anos na estrada, Reinaldo Luciano Stoco também diz que São Cristóvão é um companheiro diário no caminhão. “Os principais perigos hoje para a gente são os assaltos e os acidentes. É preciso muito cuidado”, afirma.

O presidente da Federação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos (Fenacam), Diumar Bueno, acrescenta agora mais um pedido à lista do santo: a gripe A. “Entre a categoria já foram registradas três mortes. A proliferação pode ser muito rápida entre os motoristas porque circulam por todo o País”, comenta. Os caminhoneiros estão sendo orientados sobre a doença.

A Fenacam promoveu ontem uma confraternização para os motoristas para celebrar o Dia de São Cristóvão, no Camping do Caminhoneiro, na Cidade Industrial de Curitiba. Houve exames médicos, vacinação contra a gripe, corte de cabelos e um grande almoço.

Hoje, acontece uma novena na Paróquia São Cristóvão, na Vila Guaíra, em Curitiba, às 19h. Amanhã haverá missa às 9h, seguida de procissão motorizada e bênção de veículos e motoristas.

Voltar ao topo