Calor e trânsito lento no primeiro dia de vestibular da PUC

O calor do início da tarde de ontem e o trânsito atrapalhado nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), em Curitiba, deram tom ao primeiro dia do vestibular da instituição. Por conta de um acidente em uma das ruas que dá acesso ao local, o fechamento dos portões teve de ser atrasado em oito minutos. Mesmo assim, pouca gente ficou para fora. Para hoje, o alerta é que os candidatos cheguem cedo, pois o impedimento de algumas ruas para a Maratona de Curitiba promete complicar ainda mais o acesso ao campus.  

No primeiro dia, a PUCPR não pôde estimar o número de faltantes dentre os 14,1 mil candidatos inscritos por conta dos incidentes que culminaram em muitos alunos fazendo provas fora dos locais planejados. Duas horas antes do início da prova, a concentração de pessoas nos portões era grande e o congestionamento nas ruas próximas já havia começado.

Preferindo evitar contratempos, muita gente chegou cedo. Era o caso da estudante Caroline Matos, uma das primeiras a entrar no saguão do bloco onde estava ensalada. ?Cheguei ao meio-dia para não ficar nervosa além do que o próprio vestibular já faz?, dizia. A única reclamação da vestibulanda, que tenta uma vaga no curso de Direito, era o calor. ?Dá aquela dorzinha de cabeça?, explicou.

Horas depois, o clima já estava um pouco mais fresco, para alívio dos candidatos.

A mesma sorte não teve o candidato René Cardoso, que por poucos segundos ficou para fora. ?Achei que ia dar tempo, mas não imaginava que ia pegar esse trânsito?, disse o estudante, que saiu do trabalho às 13h, 15 minutos antes do fechamento dos portões. Apesar de ter feito outros vestibulares, descreveu o episódio como uma grande decepção. ?Minha perspectiva era passar aqui?, confessou o estudante, que também tentava uma vaga para Direito.

Atraso

A tolerância para fechamento dos portões se deu por conta de um engavetamento envolvendo cinco carros na Rua Iapó, uma das principais de acesso ao campus. Instantes antes de as portas serem trancadas, vestibulandos ainda corriam para entrar nos blocos – motivo pelo qual muitos fizeram as provas em salas diferentes do previsto no ensalamento, o que não deu subsídio à universidade para calcular os faltantes. Este número sai ainda hoje.

O diretor de atenção ao estudante da PUCPR, Sérgio de Angelis, alerta para que os estudantes se dirijam ainda mais cedo ao campus hoje pela manhã, por conta do impedimento das ruas Francisco Nunes, Dario Lopes dos Santos e Conselheiro Laurindo para a Maratona de Curitiba. ?Recomendamos também que almocem nas imediações para evitar complicações?, orienta. Hoje os alunos farão provas de Geografia, Física e Química e, à tarde, Redação, Português, Língua Estrangeira e Literatura. 

Voltar ao topo