Cães abandonados são amparados por voluntária

O amor pelos animais fez com que a comerciante curitibana Julieta Moraes, junto com outras duas amigas, passasse a cuidar de cães achados na rua ou abandonados pelos donos. Há alguns anos, após ganhar um cachorrinho de presente, ela passou a se comover com a situação dos cães que, sem dono, perambulam pelas ruas, doentes e mal alimentados.

Então, começou a recolhê-los e tratá-los, assim como a procurar famílias interessadas em adotá-los. “Todos os cães abandonados, com ou sem raça, são tratados antes de serem doados. As fêmeas ainda são castradas”, conta.

Segundo Julieta, são gastos mais de R$ 500,00 por mês com ração e medicamentos para os animais. As voluntárias não contam com o apoio de ninguém e tiram o dinheiro do próprio bolso. “A falta de espaço para deixar os cães também é um problema para nós”, lamenta. “Algumas pessoas, quando sabem que recolhemos animais de rua, em vez de nos ajudar, largam mais filhotinhos em nossos portões. Então, fica bastante difícil receber bem a todos.”

A comerciante aceita doações de rações e medicamentos, mas afirma que poucas pessoas a ajudam. No momento, ela abriga sete cães que esperam por uma família que queira adotá-los. Os animais são de idades variadas, ambos os sexos, mestiços ou de raças desconhecidas. “Quem os adota, assina um termo de compromisso, se responsabilizando pelo bem-estar do animal. Durante algum tempo, ligamos para saber como o cão está se adaptando à nova casa”, diz. Quem tiver interesse em fazer doações ou adquirir um cachorro pode ligar para (41) 9974-4467, 262-1513 ou 257-8767.

Voltar ao topo