Cadastramento de passe em Maringá provoca filas

O primeiro dia para o cadastramento e recadastramento do passe escolar gratuito foi marcado por longas filas em Maringá. Os pais chegaram de madrugada e, pela manhã, as 500 senhas que foram distribuídas já tinham acabado. Um dos motivos que está provocando a correria é a demora para receber o cartão do estudante, que está levando entre 15 e 30 dias. As aulas na cidade começam no dia 10 de fevereiro e ninguém quer iniciar o ano letivo sem o passe.

"Vim no primeiro dia fazer o recadastramento para que dê tempo do cartão ser recarregado até o início das aulas", comenta Floripes Rodrigues Gomes Martins, mãe de aluno. Esse é o pensamento de boa parte dos pais que enfrentaram a fila ontem, mesmo sabendo que têm até o dia 31 de março para pedir o benefício.

Quem está fazendo o recadastramento precisa esperar até 15 dias para recarregar o cartão com os passes. Mas a demora é maior para quem está fazendo o pedido pela primeira vez. Pode demorar até 30 dias. Quem levou a documentação ontem ainda poderia receber o cartão até o início das aulas. As pessoas que deixarem para depois terão arcar com os custos nos primeiros dias de aula.

A secretária municipal de Educação, Norma Deffune, explica que a prefeitura não tem como diminuir o período de espera. Ela explica que esse é o tempo que a empresa responsável pelos cartões precisa para fazer o trabalho.

Segunda Norma, a Prefeitura está fazendo o que é possível para oferecer comodidade à população. O local escolhido para o cadastramento é o auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, que possui ar condicionado. Além disso, as pessoas não precisam levar fotografias – elas são tiradas na hora e de graça. Também foram providenciados sete computadores e 15 funcionários para que o atendimento seja feito da maneira mais ágil possível. O atendimento está sendo feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Todos os dias serão distribuídas 500 senhas.

A previsão é atender 21 mil estudantes, quase a totalidade da demanda – que é de 23 mil. São beneficiados alunos do 1.º, 2.º e 3.º graus de escolas públicas ou particulares. Mas, para isso, os contemplados precisam atender várias exigências, entre elas residir a uma distância mínima de 1.500 metros da instituição onde está matriculado. O passe escolar é oferecido há oito anos em Maringá.

Voltar ao topo