Beto Richa oficializa conselho municipal de transporte

A criação do Conselho Municipal de Transporte de Curitiba foi oficializada ontem à tarde pelo prefeito Beto Richa com a nomeação dos integrantes que farão parte do conselho nos próximos dois anos. Cobrança antiga da bancada de oposição na câmara dos vereadores, a constituição do conselho é um dos primeiros passos para a aguardada licitação do transporte coletivo.

Conforme anunciado ontem pelo presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Marcos Isfer, ao prefeito, o edital de licitação deve ficar pronto em até três meses.

Para o próximo dia 27 foi marcada a primeira audiência pública para receber sugestões da comunidade sobre a operação do transporte, no Memorial de Curitiba, a partir das 19h. “Depois que as sugestões forem apresentadas temos um prazo estimado de 60 a 90 dias para fazer o edital”, afirmou Isfer.

Previsto na Lei Geral do Transporte, sancionada por Richa no ano passado, o conselho municipal do transporte é formado por representantes de diferentes setores da sociedade: governo municipal, câmara de vereadores, empresas de ônibus, empregados das empresas, usuários, universidades, municípios da região metropolitana e Urbs. O conselho tem, entre suas atribuições, a função de propor políticas regulatórias do transporte coletivo para análise do poder executivo.