Bebidas geladas sem álcool, a melhor viagem

Saem as bebidas alcóolicas. Entram a água, os sucos, refrigerantes e chás gelados. Essa é a proposta divulgada pela campanha "Álcool é a pior viagem", contra a combinação perigosa álcool e volante, lançada ontem em postos de combustíveis de Curitiba. A iniciativa pretende contribuir para a diminuição no número de acidentes de trânsito provocados pela ingestão de bebidas alcóolicas. A campanha é realizada pela organização não governamental Casa de Recuperação Nova Vida, que trata de dependentes químicos, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Sindicombustíveis/PR).

Desde ontem, o motorista que parar nos 15 postos participantes da campanha será orientado sobre os perigos da direção acompanhada pelas bebidas alcóolicas. O condutor ainda vai receber uma garrafa de chá gelado. A intenção é mostrar que existem outras opções de bebidas para aqueles que estão com sede e precisam dirigir.

Inicialmente, os postos que integram o projeto são aqueles localizados nas saídas de Curitiba. Estes lugares também foram escolhidos porque muitos motoristas passam nas lojas de conveniência de postos antes de pegar a estrada. Nas compras, as bebidas alcóolicas aparecem freqüentemente. "O condutor pode até comprar as bebidas com álcool nas lojas de conveniência, mas deve consumi-las apenas em casa ou na praia", aconselha Janine Massolin, vice-presidente da Casa de Recuperação Nova Vida.

Para ela, ainda falta muito para se alcançar uma conscientização plena de toda a sociedade sobre o resultado desastroso da combinação volante e álcool. "É uma resistência das pessoas, similar àquela que existia quanto a usar o cinto de segurança. Aos poucos, a situação mudou. O quadro é muito grave, pois 67% dos acidentes de trânsito estão associados ao consumo de álcool", revela Janine.

A campanha vai até o dia 31 de março e, nesse período, será ampliada para os 150 postos associados ao Sindicombustíveis/PR. "Queremos mostrar de forma clara que a educação é uma ferramenta mais eficaz que a punição. Isso ajudará na conscientização dos motoristas e também dos revendedores", explica Roberto Fregonese, presidente do sindicato. De acordo com ele, a campanha evidencia que os postos de combustíveis não estimulam o consumo de álcool, apesar da venda destes produtos nas lojas de conveniências. A iniciativa da casa de Recuperação Nova Vida está sendo desenvolvida também nos postos das polícias rodoviárias federal e estadual durante a temporada de verão.

Voltar ao topo