Aulas têm ações pedagógicas alternativas

Um projeto da Prefeitura de Curitiba, denominado Escola Universidade, vem possibilitando que professores de escolas municipais desenvolvam projetos pedagógicos diferenciados em sala de aula. Os docentes participantes -que atualmente são cerca de 3 mil – recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1,2 mil e ainda contam com orientação de um professor universitário.

Só este ano, 1.084 projetos foram aprovados. Um deles é o da professora de literatura do colégio Arapongas, localizado no bairro Novo Mundo, Edileuza de Souza. Aliando literatura e teatro, ela busca incentivar a leitura e a interpretação de textos entre as criança. Ontem, no teatro do Colégio Estadual do Paraná, crianças beneficiadas pelo trabalho levaram ao palco o texto O fantástico mistério de feiurinha, do escritor Pedro Bandeira.

O projeto consiste basicamente em conhecer uma estória, transformá-la em jogo de interpretação e depois levá-la ao palco do teatro. Para a montagem do texto de Pedro Bandeira, os trabalhos tiveram início há cerca de seis meses, com a participação de dezessete crianças de três turmas da quarta série do ensino fundamental. ?As crianças ensaiaram em período de contra turno escolar e nos finais de semana. Foi muito bacana, pois pude ver o crescimento delas nos papéis e como elas melhor interagiam umas com as outras?, conta Edileuza.

Aprovada pelos estudantes, a atividade é considerada empolgante.

Voltar ao topo