Atividades de contraturno reduzem exposição a riscos

Diminuir a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco social, além de contribuir com a formação escolar, profissional, de cultura e cidadania dos estudantes. Estes são os principais objetivos das atividades de contraturno escolar, que estão sendo cada vez mais difundidas entre instituições de ensino públicas e privadas do País.

As atividades de contraturno, como o próprio nome diz, são promovidas no período em que o estudante não está no colégio. Por exemplo, se uma criança ou adolescente freqüenta a escola no período da manhã, desenvolve atividades de contraturno no período da tarde. Estas geralmente estão ligadas principalmente a reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico.

?As atividades de contraturno são extremamente positivas aos jovens. Em minha opinião, o primeiro e grande benefício é que elas evitam que as crianças e adolescentes fiquem desocupados, estando assim mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade social?, comenta o diretor administrativo do Instituto Salesiano de Assistência Social (Isas), da capital, padre Sandro Poffo, que trabalha na coordenação de atividades de contraturno através do projeto Segundo Tempo, desenvolvido há cerca de dois anos pela instituição, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Segundo a diretora do departamento de ensino fundamental da secretaria Municipal de Curitiba, Nara Luz Chierighini Salamunes, as atividades promovidas em contraturno são capazes de contribuir com a socialização das crianças e adolescentes, aumentando-lhes a auto-estima e fazendo com que descubram novas habilidades. ?As atividades devem ser prazerosas aos estudantes, gerando-lhes benefícios físicos e psicológicos. Através delas, os participantes devem descobrir coisas novas de que são capazes, assumir responsabilidades, levar projetos adiante e propor novas iniciativas. Tudo isso faz com que o estudante passe a ser mais valorizado, podendo até descobrir sua vocação profissional através das oportunidades a que passa a ter acesso?, afirma.

Se o contraturno propicia uma série de vantagens aos jovens, seus benefícios também são sentido pelos pais, familiares e responsáveis pelos mesmos. A eles, as atividades geralmente garantem tranqüilidade, fazendo com que possam deixar suas casas e enfrentar suas jornadas de trabalho sossegados, sabendo onde estão e a que estão se dedicando suas crianças e adolescentes. 

Voltar ao topo