Área ao lado do antigo presídio do Ahú vai virar parque

O governador Roberto Requião anunciou nesta terça-feira (27), durante a Escola de Governo, a criação de um parque ambiental na área anexa ao futuro Centro Judiciário do Paraná, que será construído onde funcionava a Prisão Provisória de Curitiba, no Ahú. Medindo cerca de 191 mil metros quadrados, o governo acertou a compra da área, que pertencia ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

“O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, disse que está autorizada a transação e a lavratura da escritura. São cerca de oito alqueires de terra perto do centro de Curitiba, talvez o maior presente que a cidade tenha recebido nos últimos 20 anos da sua história”, afirmou Requião. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), será responsável pelo projeto arquitetônico do novo parque.

Em novembro, o governador e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho, estiveram em Brasília para começar o processo de compra do terreno. Os recursos virão de um fundo criado para gerir a construção da obra do Centro Judiciário, composto por 50% de verbas do Poder Executivo e 50% de verbas do Judiciário.

Voltar ao topo