Apucarana faz parcerias para proteger a ecologia

O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Apucarana apresentou, esta semana, as ações que promete pôr em prática neste ano. De acordo com Mateus Falleiros da Silva, que assumiu a direção do departamento há dois meses, além da promoção da conservação do ambiente local, a Prefeitura promete impulsionar o interesse e participação da população pela causa.

A prefeitura conseguiu recentemente a filiação do Bosque Municipal à Associação dos Zoológicos do Brasil. “Ficamos dois anos lutando por este mérito, e hoje estamos prestes a concluir todas as exigências do Ibama para reabrir o local, o que deve acontecer possivelmente no mês que vem”, prevê. De acordo com ele, a filiação permite que Apucarana faça intercâmbio de animais com qualquer outro zoológico do País.

Com recursos próprios do município, cerca de R$14 mil já foram investidos na melhora dos viveiros e infra-estrutura de visitação. “Os próprios animais já estão sentindo as mudanças. Um exemplo é o casal de macacos-pregos, que pelo segundo ano consecutivo se reproduz no cativeiro”, informa Falleiros.

Jaboti

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana tem feito reuniões de articulação na busca de apoios ambientais. Um exemplo é o que vem acontecendo com o Lago Jaboti. “Cinquenta lixeiras novas já foram instaladas no local. Entidades como FAP, Grupo Asas da Liberdade e Gaia, Acea, Lions Cinquentenário e Lions Apucarana Sul nos apóiam”, explica Falleiros.

De acordo com ele, existe um grande projeto de revitalização das áreas verdes. O objetivo é ativar um antigo projeto do departamento: o trem ecológico. “Estamos finalizando contatos com a iniciativa privada para contribuir na questão do combustível”, explica Falleiros. Segundo ele, o trem ecológico percorrerá um trecho de 50 km compreendendo o Parque da Raposa, Jaboti e Colônia Mineira. “Estagiários das duas faculdades de turismo de Apucarana serviriam como guias e ajudariam no envolvimento das escolas municipais no projeto”, conta.

Juntamente com os demais municípios componentes do Consórcio do Rio Tibagi, Apucarana faz parte de um projeto de educação ambiental chamado Pingo d?Água. Cartilhas serão distribuídas nas escolas do município.

Apenas na espera de uma chuva, Apucarana está prestes a ganhar um importante arboreto para pesquisas acadêmicas, em parceria com a Embrapa. “Já recebemos as mais de seiscentas mudas, onde podemos identificar cerca de duzentas espécies diferentes. Vamos plantá-las em um local do Parque da Raposa e seu desenvolvimento será acompanhado por alunos da Faculdade de Apucarana (FAP) e da Faculdade de Filosofia e Letras de Jandaia do Sul (Fafijan)”, finaliza.

Voltar ao topo