APAEs contra fim de escolas especiais

A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado do Paraná está preocupada com o teor do texto da nova Política Nacional de Educação Especial, que foi editado recentemente pelo governo federal e implica na extinção das escolas especiais brasileiras.

No início desta semana, integrantes da entidade estiveram em Brasília (DF) para entregar um abaixo-assinado de repúdio à nova política à Federação Nacional das APAEs. O documento, com cerca de 400 mil assinaturas, deve ser entregue em conjunto com outros – elaborados nos demais estados – ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao Ministério da Educação. A previsão é de que isso aconteça no próximo mês de fevereiro. No total, deve ser coletado um milhão de assinaturas.

?A proposta do governo federal é acabar com as escolas especiais, transformando-as em centros de atendimento. Porém, o texto da nova política não deixa claro o que serão esses centros e como eles irão funcionar. Além disso, a maioria das escolas regulares não está preparada para receber de maneira adequada os portadores de necessidades especiais, diz o presidente da Federação das APAEs do Paraná, José Turozi.

Voltar ao topo