Amor e sucesso, pedidos mais comuns na virada

virada311204.jpg

Oferendas a Imanjá são
comuns na passagem do ano.

Na virada do ano as pessoas ficam mais espiritualizadas e até supersticiosas. Muitas recorrem a rituais e simpatias para garantir que o novo ano seja cheio de realizações. Entre os pedidos mais comuns estão a vontade de encontrar um amor e o sucesso profissional. Mas será que esses rituais e simpatias têm mesmo algum poder? Para o astrólogo e tarólogo Flávio Versannio, sim. Mas ele diz que é preciso empregar uma boa dose de fé, esperança e confiança. Além disso, segundo ele, as pessoas precisam estar de bem consigo e com os outros.

Para Flávio, as simpatias realmente podem ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Mas salienta que não adianta fazer nada mecanicamente: a mente deve estar focada no que se busca. "As simpatias atuam através da fé e dos símbolos utilizados em sua realização. Elas possuem uma linguagem específica, que atua diretamente na mente inconsciente, que é muito poderosa", explica.

Entre as diversas simpatias, as que se sobressaem são as que ajudam a encontrar a alma gêmea. A busca tem sido feita com freqüência tanto pelas mulheres quanto pelos homens. "As pessoas estão muito carentes. Isso é resultado de uma individualidade exacerbada", opina Flávio. As que buscam o sucesso profissional também se destacam.

Flávio dá ainda algumas dicas para quem quer ver resultado nas simpatias. Se por um lado a mente deve estar motivada na hora em que ela é feita, depois é preciso se desligar. Não é bom ficar esperando com ansiedade que o pedido seja realizado. Além disso, é preciso entender que acima da nossa vontade existem forças superiores que sabem o que é melhor para cada um.

Rituais

Além das simpatias, muita gente recorre a rituais para garantir um bom 2005. Todos os anos, o movimento Seicho-No-Ie realiza a cerimônia de purificação que se chama Ooharai. Os adeptos do movimento acreditam que, ao longo do ano, tudo o que acontece de bom ou ruim fica gravado no subconsciente e influencia na vida, daí a necessidade de eliminar as coisas negativas.

Na cerimônia, cada pessoa recebe um pequeno papel, onde está desenhada uma forma humana. Nele, escreve o próprio nome e a idade. Em seguida, passa o papel pelo corpo ou segura entre as mãos. Neste momento, faz uma oração pedindo para que os pecados e impurezas decorrentes dos pensamentos, ações e da fala sejam transferidas para o desenho, que é queimado em seguida.

A cerimônia surgiu no Japão e tem origem no xintoísmo. Se baseia em três princípios. O primeiro deles é de que as pessoas são seres divinos, por isto não existe a morte ou a infelicidade. O segundo é que as coisas acontecem conforme a projeção da nossa mente e a terceira é que o princípio de todas as religiões é o mesmo.

Numerologia

Enquanto alguns recorrem a simpatias e rituais, outros preferem desvendar o que vai ocorrer no próximo ano através da numerologia. A ciência existe desde 600 anos antes de Cristo. A pesquisadora do assunto Edlar Prohmann fala que os números têm o poder de interferir na vida de todos, em suas ações, nos planos mental, físico e emocional. A ciência também ajuda no autoconhecimento e dessa forma possibilita às pessoas tirarem proveito do que reserva 2005. "A vida é cheia de vibrações e através dos números podemos usá-las em nosso favor", defende.

Segundo ela, o próximo ano será regido pelo número sete, que é a soma de 2 e 5. Muita gente tem medo deste número, por considerá-lo místico. Mas segundo Edlar, ele vai proporcionar muitas coisas boas. Uma delas está relacionada a atividade intelectual. Livros e projetos elaborados sob a sua regência têm muita chance de dar certo. No entanto, devem ser publicados ou colocados em prática só em 2006. A pesquisadora diz que em 2005 as pessoas vão estar mais intuitivas e terão a chance de acertar mais.

Enquanto uns festejam, outros trabalham

Como todo réveillon, enquanto muita gente estiver se divertindo nas festas, um grande número de pessoas estará trabalhando. É o caso dos profissionais que trabalham com energia elétrica, emergência médica, segurança e outros serviços essenciais.

O operador de sistema elétrico de distribuição Ivo Siurumiki Ribas Júnior é um deles. Ele estará de plantão a partir das 23h de hoje, no Centro de Operação de Distribuição (COD) da Copel, em Curitiba. Ele faz parte da equipe que vai estar identificando eventuais problemas na rede elétrica. "Neste período é comum que fogos de artifício causem falta de luz", afirma. Quando esse e outros problemas de distribuição acontecem, Ivo e outros operadores identificam o local de ocorrência e, em seguida, é enviada uma equipe de eletricistas para realizar a manutenção.

A ceia da família de Ivo foi antecipada e a comemoração acontecerá mesmo no dia seguinte. Como já trabalhou em outros fins de ano, ele afirma que o momento da virada traz um misto de euforia e emoção, que reforça o espírito fraterno da equipe.

No hospital

De plantão na enfermaria de clínica médica feminina do Hospital de Clínicas, a auxiliar de enfermagem Dirce Santos vai trabalhar das 19h de hoje até às 7h de amanhã. Ela está há 19 anos nessa profissão e encara a passagem de ano como algo corriqueiro, porque faz parte do trabalho. Para Dirce, é muito gratificante. "Sei que estou contribuindo para ajudar o próximo e sei também que isso só é possível com muita dedicação, amor, confiança e fé." Segundo a auxiliar de enfermagem, normalmente há 25 pacientes na enfermaria, mas muitos recebem alta nessa época e ficam somente os casos mais graves. Até ontem, eram 15 os pacientes internados.

Por causa do trabalho, acaba tendo duas famílias. "Uma em casa, outra no trabalho." Casada, tem três filhas – de 19, 17 e 5 anos – que na véspera de ano novo irão com o pai à missa, na igreja do Capão Raso. As duas maiores tocam órgão, violão e cantam no coral da paróquia. A menor, por enquanto, só reza. "Depois meu marido e elas vão para casa e a gente irá conversar um pouco por telefone", afirma. No hospital, ela vai jantar por volta das 23h e voltará a cuidar dos pacientes.

Sempre que precisa trabalhar na virada do ano, Dirce, a colega de plantão e os pacientes internados vêem os fogos pela janela. "Nós nos abraçamos e eu falo para eles que terão ainda muitas festas de ano novo, com muita felicidade, junto de suas famílias."

Litoral

Enquanto os veranistas estiverem festejando o ano novo no litoral paranaense, o Corpo de Bombeiros estará de prontidão para atender emergências. O tenente Eduardo Pinheiro, relações públicas do Corpo de Bombeiros, diz que na virada de ano o trabalho é intenso, pois acontecem muitos acidentes. As equipes de salvamento ficam preparadas para resgatar imprudentes que se arriscam no mar, e os caminhões de incêndio e as ambulâncias ficam em estado de alerta. Segundo ele, é muito gratificante ajudar o próximo, e isso acaba substituindo a necessidade e a vontade de passar a festa em família.

Como há muito serviço, a ceia no Corpo de Bombeiros no litoral acontece às 20h. "É comum que depois deste horário estejamos atendendo ocorrências e dificilmente a gente consegue voltar antes das 2h da manhã. Às vezes, até esquecemos que um novo ano começou", relata o tenente.

Embora a atividade o faça algumas vezes não se dar conta da mudança de ano, o nascimento e a morte não têm como ser esquecidos. No ano passado ele passou a virada atendendo um caso de atropelamento de um grupo de pessoas na estrada que liga Matinhos a Praia de Leste. "Tivemos de parar a ambulância para fazer massagem cardiorrespiratória em um senhor e, enquanto os fogos anunciavam que o ano nascia, ele estava morrendo." A atividade que exerce, de acordo com o tenente, o faz viver experiências antagônicas muito marcantes. (Rhodrigo Deda)

Simpatias

Hélio publicou este ano o livro Simpatias para todos os dias (Editora Berkana). Quem acha que vale a pena tentar, pode escolher algumas delas para ter um bom 2005. Mas na hora de fazer a simpatia deve-se seguir alguns passos. Em primeiro lugar, procurar um local tranqüilo, onde se possa usar o tempo que for necessário. Para criar um clima agradável e tranqüilo pode-se colocar uma música suave. Recomenda-se ainda respirar três vezes prestando atenção na respiração e com um pensamento positivo iniciar o processo.

*Prosperidade no ano novo

Na passagem do ano, dê 12 uvas verdes a outras doze pessoas e todas juntas com você, devem fazer um pedido a Jesus Cristo e aos seus doze apóstolos da seguinte forma: "Que nesses doze meses tenhamos saúde, paz, prosperidade e dinheiro". Cada uma das pessoas come as uvas e guarda as sementes na carteira durante todo o ano.

*Ter fartura

No dia de Reis 06/01, pegue alguns grãos de milho, de feijão e arroz cruz e jogue dentro de um vaso com terra adubada. No mesmo vaso, plante uma árvore da fortuna e coloque sobre a terra uma pedra citrino. Deixe-o enfeitar sua casa ou sala.

*Prosperidade durante o ano

Na passagem para o Ano Novo coloque 3 folhas de louro em sua bolsa ou carteira e reze 1 pai-nosso, uma ave-maria e peça ao seu anjo da guarda que lhe dê luz, sabedoria e prosperidade em sua vida.

*Livrar-se de preocupações.

No terceiro dia da última Lua minguante do ano, coloque uma vasilha com água ao lado de uma vela branca acesa. Peça ajuda ao seu anjo da guarda, mentalizando seus problemas e preocupações indo embora, se transformando em soluções. Em seguida faça a oração: "Divino Espírito Santo e meu querido Anjo da Guarda, deposito em vossas mãos meus problemas e, confiante, aguardo a ajuda Divina. Amém." Depois que a vela terminar, jogue a água e as sobras da vela em água corrente (pode ser na pia).

*Para iluminar sua vida

7 velas brancas. Numa segunda-feira ao acordar, faça uma oração ao seu anjo de guarda, pedindo que lhe proteja sempre. Após a oração vá até uma igreja e acenda as sete velas para as almas benditas e faça novamente a oração para seu anjo de guarda. Para ajudar na cura de males de saúde: 1 vela azul. Acenda a vela azul por nove dias seguidos às 18h, hora da Ave-Maria. Ofereça a Nossa Senhora da Saúde rezando 1 pai-nosso, 1 ave-maria e 1 Salve Rainha. Depois das orações, apague a vela (sem soprar) e guarde para acendê-la no dia seguinte. No 9.º dia deixe a vela queimar até o fim e jogue o que sobrar em água corrente.

*Simpatias para o amor

Banho cigano para o amor (para ajudar nas questões de afetividade)

Cascas de maça vermelha

1 cacho de uva verde (tirá-las do cacho)

Mel

1 rosa amarela (somente as pétalas)

7 gotas de um perfume que você gosta

1 litro de água

Na primeira Lua cheia do ano, coloque todos os ingredientes na água e coloque dentro de um pote com tampa. Agite-os bem dentro do pote. Espere um dia e após seu banho normal, coe estes ingredientes e tome um banho da cabeça aos pés, pedindo em nome de Deus aos Ciganos da Luz, a Santa Sarah Kali que o auxilie nos caminhos do amor. Os ingredientes que sobraram colocar num jardim ou árvore bem bonita.

*Noivado feliz

1 metro de fita azul clara;

3 rosas brancas.

Na passagem para o ano novo, amarre as rosas com a fita azul e jogue esse buquê no mar, oferecendo para Iemanjá, Rainha das Águas, pedindo felicidade em seu noivado.

*Abrir caminhos no amor

1 copo virgem;

água;

1 pitada de sal;

3 gotas de seu perfume preferido;

1 papel branco;

1 lápis;

1 rosa branca.

Faça no terceiro dia da Lua Nova.

Coloque no copo um pouco de água, o sal, as gotas do perfume, a rosa branca e o papel com seu nome, signo zodiacal e idade.

Quando a rosa murchar, prepare um banho com as pétalas, usando um litro de água morna. Depois do seu banho normal, despeje a água com as pétalas de rosas do pescoço para baixo e enquanto a água escorre pelo seu corpo, mentalize para você felicidade no amor. Os restos do banho jogue num local verde (pode ser junto a uma árvore).

Voltar ao topo