Alunos vão ficar de olho no trânsito

A partir do segundo semestre deste ano, os alunos de 5.ª a 8.ª séries da rede municipal de ensino da capital vão prestar mais atenção no trânsito. A Secretaria Municipal de Educação e a Fiat serão parceiras na ação educativa Você Apita. O objetivo é transformar os adolescentes em agentes participativos, incentivando a busca por soluções que melhorem as condições do trânsito na cidade.

O projeto foi lançado oficialmente na quinta-feira, na Secretaria Municipal da Educação. Será uma espécie de aula de educação de trânsito em que o aluno será o protagonista na ação. Depois das aulas, eles sairão da sala e procurarão identificar, nas ruas próximas à escola, quais os principais problemas de trânsito. E oferecerão alternativas.

“Isso é o mais importante: a participação ativa dos adolescentes”, comentou a gerente de projetos da Secretaria Municipal da Educação, Marilda Menegazzo.

A ação do Você Apita vai envolver 70 mil alunos do ensino fundamental e médio, de todo o país. Também estarão envolvidos 3,5 mil professores. Curitiba foi uma das 10 cidades escolhidas para participar do projeto, junto com São Paulo, Sorocaba, Santos, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Londrina, Porto Alegre e Caxias do Sul.

“Escolhemos Curitiba para iniciar o projeto porque já temos uma parceria de cinco anos com a Secretaria Municipal e a Secretaria de Estado da Educação e sabemos dos bons resultados obtidos aqui”, disse a assessora de relações corporativas da Fiat, Ana Vilela

O projeto é feito em etapas. A primeira começou já na quinta-feira, com uma palestra para os professores, diretores e pedagogos das 11 escolas municipais que atendem de 5.ª a 8.ª séries. Eles receberam um kit com vídeos, folders e uma cartilha sobre educação no trânsito.

“Estou encantada com essa forma de atuação”, afirmou a pedagoga da escola Omar Sabbag, Marileusa Smalarz. “Com esse projeto a escola vai ter um grande avanço no que diz respeito à educação no trânsito e também à cidadania e ao pensamento autônomo dos alunos.”

“Sensibilização”

Depois do trabalho feito com os educadores haverá o processo de sensibilização. Representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros parceiros do Você Apita irão às escolas para conversar com os alunos.

“Essa etapa vai começar no segundo semestre, quando os professores já estarão capacitados e poderão assessorar muito bem os alunos”, declarou Ana Vilela. “A etapa seguinte será sair às ruas, observar, identificar os problemas.”

Com a orientação dos professores, os alunos vão verificar a situação do trânsito nas ruas próximas à escola. “E vão anotar tudo, num documento que chamamos Memória, para que possamos acompanhar a evolução”, disse Ana Vilela.

De posse desse material, alunos e professores, que poderão também contar com a ajuda da comunidade, poderão propor soluções para os problemas encontrados. “E isso é uma questão de cidadania, de conscientização. É importantíssimo para a formação dos nossos adolescentes”, afirmou Marilda.

No final do ano, haverá uma comemoração com a distribuição de certificados e com a demosntração dos projetos mais interessantes.

Voltar ao topo