Alunos superdotados vão ao Jardim das Sensações

Um grupo de estudantes de escolas municipais com altas habilidades (superdotação) visitou nesta quinta-feira (12) o Jardim das Sensações, no Jardim Botânico. O passeio pelo espaço preparado para estimular os sentidos dos visitantes foi parte de uma atividade de enriquecimento curricular dos estudantes que tem potencial intelectual acima da média. De olhos vendados, as crianças tocaram em plantas e percorreram o jardim numa ação de estímulo ao tato, olfato e audição.

Formado por crianças de 7 a 11 anos, o grupo conheceu e explorou as 72 espécies de plantas, que ocupam os 2.381 metros quadros do jardim. A atividade foi acompanhada pelas professoras municipais Eliane Regina Titon e Bartira Santos Trancoso, responsáveis pelo projeto Sala de Recursos de Altas Habilidades, da Secretaria Municipal da Educação.

O objetivo das professoras em colocar as crianças em contato com a natureza foi a de promover atividades exploratórias do meio ambiente. “No jardim as crianças vivenciaram uma experiência concreta que vamos aprofundar em sala de aula, com pesquisas e novas atividades”, disse a professora Bartira.

Para a professora todas as informações que as crianças obtiveram a partir das sensações sentidas no espaço poderão ser sistematizadas nas disciplinas, principalmente em matemática, ciências e português. “Eles perceberam formas geométricas nas plantas e suas texturas. São registros significativos para a aprendizagem”, disse Bartira.

Conhecer o Jardim das Sensações foi a terceira etapa da atividade de meio ambiente dos estudantes superdotados. Duas outras visitas aconteceram: a primeira no Estação Natureza e outra, no Espaço Perfume. No primeiro, aprenderam sobre os biomas brasileiros e no segundo conheceram mais sobre arte, história e produção industrial no mundo.

Oferecer atividades de enriquecimento curricular aos estudantes com altas habilidades é uma proposta desenvolvida pela Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais, da Secretaria Municipal da Educação, para aproveitar e promover as habilidades das crianças com alto potencial cognitivo.

“Buscamos sempre novos desafios para este grupo que necessita de atendimento educacional diferenciado, porque são crianças que agem, aprendem e raciocinam de maneira diferente”, afirmou a professora Eliane Titon. Se não fizéssemos isso deixaríamos de aproveitar estas habilidades”, acrescentou.

O grupo é formado por crianças de diferentes escolas municipais. No período contrário aos estudos elas se reúnem nas atividades do projeto de altas habilidades, que acontecem em uma sala especialmente adaptada, no Centro Municipal de Atendimento Especializado Maria Cândida Abrão, no Pinheirinho. As aulas são muito aguardadas pelas crianças. “Foi sensacional descobrir a natureza de um jeito novo”, disse o estudante do 2º ano Luiz Idoel Maciel, da Escola Rolândia ,após descobrir o fruto do cipó Pente de Macaco, uma espécie típica da floresta de araucárias. “Eu fiquei curioso para saber se esse fruto é macho ou fêmea”.

A curiosidade também tomou conta do estudante Allef Endrew Robertina Schenfeld, 7 anos, da Escola Muncipal Maria Augusta Gluck Ribas. Ele levou uma lupa para o jardim para não perder nenhum detalhe das plantas que conheceu. “Havia muito mais para saber sobre a pinha e o pinhão do que eu podia imaginar”, disse Allef.

Allexia Ildefonso da Mota, de 10 anos, da Escola Municipal Herley Mehl, acha que ficará mais fácil estudar ciências depois de tantos estímulos apresentados no Jardim das Sensações. “É mais fácil interpretar um conhecimento vendo as cores e sentindo os cheiros”, disse Allexia que aproveitou bem cada segundo do passeio que fez.

No ano passado, o mesmo grupo de estudantes participou de uma atividade de informática, onde aprendeu a criar programações originais a partir de temas de seus interesses.

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