Alunos criam oficina para menores infratores

Um projeto de três alunos de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é o único paranaense selecionado entre os 27 trabalhos que receberão financiamento da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo (InFormação), promovido em parceria com a Fundação Kellogg.

Os formandos em jornalismo Élida Oliveira, Luiz Ronaldo Vaca e Rafael Bonfim estão desenvolvendo oficinas de foto e cinema com seis internos do Centro de Socioeducação de Fazenda Rio Grande. O objetivo é produzir um livro-reportagem e um curta-metragem sobre a realidade dos adolescentes infratores. ?Nossa intenção é levar o jornalismo aonde a mídia não chega. Esses adolescentes não têm cobertura da imprensa, ninguém sabe como funciona lá dentro, como é a recuperação desses meninos?, diz Élida.

Rafael explicou que os seis garotos, selecionados pela direção do educandário por terem interesse por comunicação, terão participação real nos produtos finais do projeto. ?O livro será ilustrado com as fotos que eles produzirão na oficina. O documentário será deles. Eles só não vão operar a câmera, mas criarão o próprio roteiro, dirigirão a filmagem?, destacou. ?Nosso intuito é mostrar que eles são adolescentes como quaisquer outros, cometeram um erro e já estão pagando por ele?, lembrou Élida.

No livro, os estudantes pretendem contar a história dos internos do educandário, além de contextualizar o universo das instituições de recuperação de adolescentes infratores. ?No educandário, eles têm diversas aulas, mas quando saem de lá, voltam a ser marginalizados. Queremos mostrar a eles uma ferramenta nova, para, quem sabe, tirarem proveito depois?, diz Rafael.

A Andi concede bolsa no valor de R$ 300,00 mensais, num prazo de seis meses, para os trabalhos de conclusão de curso selecionados pelo programa InFormação. Fundada em 1993, a agência tem a missão de contribuir para a construção, nos meios de comunicação, de uma cultura que priorize a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Voltar ao topo