Aluno do CMC é o Paraná na Olimpíada de Física

O estudante Eduardo Henrique Leitner, 17 anos, é o único representante paranaense na Olimpíada Internacional de Física, que acontecerá entre 15 e 23 de julho, na Coréia do Sul. Junto dele estarão mais quatro brasileiros (um de Piracicaba, um de São Paulo, um do Ceará e outro de Pernambuco), que estão terminando o ensino médio.

Eduardo ficou entre os 40 primeiros colocados da Olimpíada Brasileira de Física, realizada em 2002. Ano passado, outros dez se juntaram a esses finalistas para as provas seletivas promovidas pela Sociedade Brasileira de Física. Classificaram-se 19, e posteriormente, os cinco que vão à Olimpíada. Os outros 14 vão participar da olimpíada ibero-americana, em Salvador.

O dia-a-dia de Eduardo, que estuda no Colégio Militar de Curitiba, está sendo bem corrido. Pela manhã vai ao colégio e à tarde ao cursinho pré-vestibular, já que em dezembro concorrerá a uma vaga no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). “Agora estou estudando só Física. Até mesmo no cursinho, pois durante as outras aulas eu estudo Física também”, revelou.

Eduardo contou que nos próximos dias irá para São Carlos, no interior de São Paulo, para treinar a prova prática, com professores da Universidade de São Paulo (USP). “A prova teórica terá entre três e quatro questões, cada uma delas com vários quesitos. Ganha a Olimpíada quem fizer mais questões certas dentro do tempo máximo estabelecido”, explicou.

Discípulo

O estudante contou que gostava muito de Matemática quando estava no ensino fundamental: “Meu primeiro professor de Física era muito bom e me ajudou a gostar da disciplina”, revelou, lembrando que gosta da ciência justamente por ela estudar como funciona o mundo. Quanto às expectativas para a olimpíada, Eduardo mostra-se confiante: “Sei que as questões são bem difíceis, mas tenho esperança de ganhar. Se não ficar entre os primeiros, espero ao menos um menção honrosa”.

Voltar ao topo