Alemães em Curitiba comemoram a vitória

Após momentos de muita tensão, enquanto a partida não saía do zero a zero, alemães e descendentes que vivem no Paraná não hesitaram em comemorar o gol que, conquistado, no segundo tempo do jogo contra a Coréia, levou a seleção alemã à final da Copa do Mundo 2002. Em Curitiba, a festa foi no Bar do Alemão, no Largo da Ordem, “regada” a muito chope e comidas típicas, como apfelstrudel (folheado de maçã), bockwurst (salsicha vermelha) e bratwurst (salsicha branca).

O pessoal começou a se reunir antes das 8h, carregando bandeiras vermelhas, pretas e amarelas, cornetas ou vestindo roupas típicas alemãs. Para animar os presentes, a Banda Lira de Pomerode, cidade de colonização alemã em Santa Catarina, foi chamada para tocar. “Desde 1986, o Bar do Alemão faz festa em dias de jogos da Alemanha. Já virou uma tradição e um local de confraternização”, diz o gerente de marketing do local, Jorge Tonatto.

Desde o início do jogo e apesar das dificuldades, os alemães se mostraram confiantes. “A vitória da Alemanha já era esperada. O time é bastante forte, vem jogando bem e mostrando muita garra. Desde o começo da Copa, eu sabia que a Alemanha iria para a final. Tinha certeza que o time ficaria bem colocado”, revela o músico João Ros.

Agora, muitas das pessoas que comemoraram a vitória da Alemanha esperam que o Brasil vença, hoje, a seleção da Turquia. O desejo é de um jogo acirrado entre os times brasileiro e alemão. Ao que tudo indica, a maioria dos descendentes de alemães vão torcer para o Brasil. “Nasci no Brasil e vou torcer para que a seleção brasileira seja pentacampeã. Porém não quero que a Alemanha perca de goleada”, afirma o comerciante Renato Prospt, que é neto de alemães e ontem assistiu o jogo ao lado da mulher e do filho.

Já os alemães que estão no Brasil apenas de passagem não são da mesma opinião. Os estudantes Philip Spiegel, que chegou há seis meses no Brasil para um intercâmbio cultural, e Mathias Landthalen, que veio visitar amigos que conheceu durante a primeira visita ao país, em 1999, não escondem o desejo de que a Alemanha também se torne tetracampeã. “Assim como nossos familiares e amigos, que vão estar fazendo muito festa lá na Alemanha, vamos torcer muito para que o time alemão seja vencedor. Porém gostamos muito do povo brasileiro e também vamos comemorar se o Brasil ganhar”, declaram.

O Brasil venceu as Copas de 1958, na Suécia, 62, no Chile, 70, no México, e de 1994, nos EUA. Já a Alemanha foi campeã em 1954, na Suíça, 74, em casa, e em 1990, na Itália.

Voltar ao topo