Ações contra o tabaco na capital

As secretarias municipais da Saúde e de Recursos Humanos de Curitiba promoveram ontem, no Edifício Delta, uma série de atividades para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco. Foi montada uma exposição com cartazes confeccionados por alunos dos CMEIs municipais. Nos desenhos, as crianças condenam o consumo de cigarro e mostram hábitos saudáveis de vida.

Além da exposição de cartazes, foram feitas avaliações de saúde no andar térreo do prédio, para funcionários e visitantes, incluindo testes com monoxímetro, aparelho que faz a medição pulmonar de monóxido de carbono. As pessoas também receberam orientações nutricionais e avaliaram seu IMC – Índice de Massa Corporal. Pelo Edifício Delta, circulam por dia aproximadamente 2,5 mil pessoas.

Em Curitiba, as ações de controle do tabagismo tiveram início em 1999, com uma pesquisa sobre a prevalência do cigarro no serviço público municipal. De 2000 para cá, o programa foi implantado em secretarias, no prédio central da Prefeitura, em todos os serviços de saúde, nas escolas e creches municipais. Só no prédio central da Secretaria Municipal da Saúde, a prevalência do cigarro caiu 9,6% entre 2000 e 2001.

Voltar ao topo