Acidentes com motoristas alcoolizados caem 68%

Apesar das constantes campanhas de conscientização, ainda há muitos motoristas imprudentes que dirigem depois de consumir bebidas alcoólicas, podendo causar graves acidentes. Mas os dados dos últimos cinco anos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apontam uma queda considerável no número de alcoolizados em acidentes em Curitiba. Em 1999, foram 1,2 mil envolvidos, contra 377 pessoas no ano passado, o que representa uma redução de 68,5%. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) determina o limite de 0,3 miligrama/litro de álcool no sangue, que equivale a duas doses de whisky ou três copos de cerveja.

A aspirante Michelle Giovanella, oficial do BPTran, conta que o índice de pessoas alcoolizadas em acidentes diminuiu bastante devido às constantes campanhas de conscientização sobre o assunto. “Semanalmente estamos realizando uma blitz com campanhas educativas em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran). Ela não tem fins de multas e punições. Apenas alertamos para os problemas”, explica. “Infelizmente ainda há aqueles que não conseguem sair sem deixar de beber. Outros já têm a consciência de que se beber, não pode dirigir, e acabam deixando essa tarefa para outra pessoa”, comenta Giovanella.

O médico Luiz Carlos Von Bahten, do Hospital Cajuru, afirma que em 60% dos atendimentos de feridos em acidentes, as pessoas apresentam sinais de ingestão de bebidas alcoólicas. “A chance do motorista alcoolizado cometer um acidente é vinte vezes maior que da pessoa sóbria”, observa. De acordo com o médico, as lesões normalmente são graves devido à força do impacto e à imprudência do condutor. “Nós sempre procuramos passar orientações sobre não dirigir alcoolizado. Acabamos usando os acidentes e as lesões como fator didático, mostrando que tudo aquilo poderia ter sido evitado”, indica.

Quando há suspeitas de consumo de álcool, o motorista é submetido ao teste do bafômetro pelos agentes de trânsito. Quem estiver acima do nível permitido paga uma multa de R$ 957,50 e tem a carteira de habilitação suspensa por um ano, precisando posteriormente passar por cursos de reciclagem para reavê-la. Ele também vai responder pelo crime de dirigir bêbado. A pessoa embriagada que oferece perigo de dano, como andar em ziguezague ou furar o sinal vermelho, também será acionada criminalmente.

Voltar ao topo