Acertada data para eleição na UFPR

Depois de pelo menos um mês de muita confusão e desentendimentos, ontem o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Comissão Paritária de Consulta, ambos envolvidos nas eleições da instituição, finalmente chegaram a um consenso em um dos pontos: a data da consulta popular.

Durante a reunião do Coun, a comissão, que desde o início queria fazer a consulta amanhã, concordou em realizá-la no dia 10 de setembro. Já no que se refere à questão das chapas, a comissão e o Coun continuam em pé de guerra. A comissão afirmou que vai realizar a consulta para chapas, enquanto o Coun estabeleceu as eleições apenas para a vaga de reitor.

Hoje pela manhã, a Comissão deve realizar uma nova assembléia para referendar o que foi decidido ontem. Amanhã deve se reunir novamente para discutir a questão das chapas e das datas de inscrições.

Durante a reunião de ontem, o Coun editou uma nova Resolução, a 83/08, que formalizou o que já havia sido discutido na última sexta-feira: as candidaturas apenas para a vaga de reitor devem ser feitas até o dia 5 de setembro. A nova resolução também formalizou a data das eleições no Coun, ou seja, a análise e homologação da consulta popular, que será no dia 30 de setembro – anteriormente a data era o dia 27 de agosto.

Outro problema que também causava discussões entre a comissão e o Coun era a questão da lista de votantes. Para realizar a consulta no dia 27 de agosto – como queria no início -, a comissão precisava desta lista, porém o Coun não havia decidido se iria concedê-la. Ontem, ficou definido um prazo de 72 horas para que a lista seja repassada à comissão.

Em meio a tantas mudanças de datas, dois professores que haviam efetuado suas candidaturas no Coun apenas para a vaga de reitor, retiraram suas candidaturas na semana passada: Paulo Bracarense Costa e Amadeu Bona Filho. Ontem, ambos disseram que vão avaliar a situação para ver se decidem ou não se inscrever novamente.

A reportagem de O Estado também tentou falar, ontem, com os outros dois candidatos que haviam inscrito suas chapas – Cid Aimbiré de Moraes Santos e Zaki Akel Sobrinho – mas nenhum deles atendeu o telefone. Até a semana passada, os dois ainda mantinham as candidaturas.

Na semana passada, o Ministério Público Federal recomendou ao Coun que suspendesse a Resolução 83/08 – que definia o dia 28 de agosto como data máxima para discutir se as eleições seriam feitas apenas para reitor ou para chapas. O MPF recomendou que valesse apenas a Resolução 79/08, que determina apenas o cargo de reitor como vago.