Ação integrada vistoria 24 locais na segunda visita à Ilha do Mel

Equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriaram, nesta terça-feira (15), mais 24 locais entre mercados, pousadas, bares e lanchonetes nas duas principais praias da Ilha do Mel ? Encantadas e Nova Brasília. De acordo com a coordenação da Aifu, houve sensível melhora em relação às fiscalizações anteriores.

?Os comerciantes estão mais conscientes e notamos que os ambientes de trabalho estão mais adequados, com melhores condições de higiene. Nosso desejo é que o estabelecimento prospere e que o turista tenha sua segurança, inclusive sanitária, garantida e, no caso de ser oferecida música eletrônica ou ao vivo, que o vizinho consiga dormir?, disse o coordenador, Benedito Facini.

Do começo da Operação Viva o Verão (em 19 de dezembro) até agora a ação integrada já esteve em mais de 200 estabelecimentos em todos os municípios do litoral. Nesta segunda visita à Ilha do Mel, mesmo com a melhora apontada pela coordenação da vistoria, três locais tiveram as atividades suspensas, por oferecer alimento com prazo de validade vencido.

Um dos locais que vai ter que se adequar fica na praia de Nova Brasília e os outros dois em Encantadas. Um mercado mantinha frango com data de validade vencida e o produto foi inutilizado. As equipes encontraram uma segunda quantidade de alimento sem procedência de origem e que da mesma forma foi apreendido e inutilizado por estar impróprio para consumo. Neste último caso, não foi encontrado o responsável pelo alimento.

Além de vistoriar bares, lanchonetes, casas noturnas e outros estabelecimentos do gênero, a ação integrada também confere a qualidade dos alimentos vendidos por ambulantes e quiosques localizados nas praias. A primeira etapa desta forma de fiscalização aconteceu na segunda semana de janeiro em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

?Verificamos que os donos dos locais em que fazemos abordagens estão mais receptivos às orientações, pois passaram a compreender a natureza do nosso trabalho?, comentou Facini. Ele lembra que os agentes primeiro orientam, num segundo momento fiscalizaram e, posteriormente, retornam para conferir se as sugestões foram acatadas ou se a documentação foi regularizada, quando é o caso.

Voltar ao topo