Retorno

50% da reitoria e servidores voltam na UFPR

A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os servidores técnico-administrativos formalizaram nesta terça-feira (13), por meio de um acordo, o retorno de 50% da categoria ao trabalho. Os servidores, que entraram em greve no dia 15 de junho, já vinham cumprindo o acordo desde ontem (12). O retorno da categoria ao trabalho está sendo realizado por setor, inclusive no Hospital de Clínicas. Metade da categoria segue em greve porque as reivindicações nacionais não foram atendidas.

Outros dois acordos foram formalizados na tarde de hoje, um com alunos e outro com professores. As aulas estão voltando gradualmente a serem ministradas na UFPR, mas já começaram a ser processadas pelo Centro de Computação Eletrônica da universidade.

O Restaurante Universitário (RU) do Centro Politécnico da universidade reabre a partir de amanhã. Na quinta-feira (15), volta a funcionar o RU do prédio de Ciências Agrárias. Eles estavam fechados por causa da greve dos servidores técnico-administrativos. O RU do prédio central só reabre quando terminar a greve da categoria. Os ônibus intercampi também já estão funcionando normalmente.

Acordo

Nove das 11 pautas dos servidores técnico-administrativos foram atendidas pela UFPR. A reivindicação mais importante foi o acordo fechado entre reitoria e os servidores quanto à implantação da jornada de 30 horas semanais da categoria sem redução de salário. Uma comissão vai estudar a implementação da jornada de 30 horas num prazo de 30 dias. Posteriormente, a reitoria levará a proposta ao Conselho Universitário para discussão e aprovação.
‘A negociação foi excelente. Foi o máximo que a reitoria poderia chegar e em conjunto vai construir as propostas‘, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), Wilson Messias.

Os professores também ficaram satisfeitos com as negociações. A reitoria e os professores chegaram a um acordo em relação aos 24 itens da pauta de reivindicações da categoria. Entre elas, está a implantação de progressão automática online da carreira e a formação de uma comissão para resolver o volume de trabalho nas salas de aula da universidade.
‘O acordo foi importante, pois pela primeira vez na UFPR os professores passaram a discutir questões relativas às suas condições de trabalho, cujas soluções estão vinculadas às questões internas da universidade‘, afirmou o presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Luis Allan Kunzle.

A reitoria e os estudantes também chegaram a um acordo quanto aos 16 itens da pauta de reivindicações. Entre eles, o compromisso da reitoria de implantar o atendimento dos RUs com café da manhã, almoço e jantar e a abertura dos restaurantes aos domingos a partir de 2012, além do compromisso em construir moradias estudantis em Curitiba, em 2014; no litoral, em 2013; e em Palotina, em 2012.

‘As propostas que a reitoria fez aos alunos foram bastante satisfatórias. Foi uma das maiores conquistas dos últimos 20 anos‘, reagiu a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, Clarissa Viana. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, ressaltou o trabalho feito em parceria com os estudantes, professores e servidores e a posição de diálogo entre a universidade e as categorias.