Paraná vai sediar escritório para negócios com a França

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) vai sediar um escritório para ampliar os negócios e consolidar a cooperação entre a região francesa de Rhône-Alpes, que tem Lyon como capital, e o Paraná. O escritório, a ser inaugurado ainda neste semestre, vai funcionar junto ao Centro Internacional de Negócios (CIN) e terá como parceiros a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, a Câmara de Comércio de Lyon e a Câmara de Comércio França-Brasil e

O anúncio de criação do escritório de Rhône-Alpes foi feito ao governador Roberto Requião e à Fiep durante a visita da delegação francesa na semana passada ao Paraná. Requião destacou que este é o principal acordo entre o Paraná e uma região da Europa e que a parceria tem uma interface mais eficiente porque é feita diretamente entre os governos regionais.

?Adotamos o mesmo procedimento com as províncias dos países sul-americanos como Argentina, Chile e Bolívia?, explicou o governador. ?Nosso contato vai ser feito principalmente com as cidades menores. É um tipo de parceria que aproxima setores públicos e privados com resultados mais rápidos e promissores?, acrescentou.

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, avaliou como muito produtivas as reuniões realizadas no Estado durante a missão francesa. ?A relação de cooperação estratégica entre Rhône-Alpes e o Paraná, consolidada neste terceiro encontro, vai contribuir para o desenvolvimento tecnológico e ambiental do Estado?, afirmou.

?Rhône-Alpes é a região mais inovadora da Europa e o Paraná se propõe a ser um espaço de modernidade?, declarou Rocha Loures. Segundo ele, a programação da comitiva no Paraná mostrou também a importância da aliança entre os setores público e privado porque, tanto do lado da comitiva francesa quanto do lado paranaense, a agenda de debates incluía sempre representantes dos dois setores.

Um seminário realizado no Cietep apresentou as potencialidades das duas regiões. O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, representou o governador e apresentou os dados do Paraná, e o presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes, Jean-Jack Queyranne, apresentou os dados da região francesa.

Rhône-Alpes é uma potência econômica com alto grau de desenvolvimento tecnológico. A região detém 20% das patentes registradas em toda a França e se destaca nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, química e meio ambiente. A exemplo dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que estão se consolidando no Paraná com a parceria entre empresas de um mesmo ramo, Rhône-Alpes trabalha com clusters.

Voltar ao topo