Paraná pode integrar clube dos ?Quatro Motores do Mercosul?

O Paraná pode integrar o Clube dos Quatro Motores do Mercosul, ao lado da província de Córdoba (Argentina), do departamento de Alto Paraná (Paraguai) e do departamento de Rivera (Uruguai). A formação do Clube deve ser um dos principais resultados práticos da visita da delegação francesa da região de Rhône-Alpes que está no Paraná desde terça-feira (13) em missão organizada pelo governo do Paraná e pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Rhône-Alpes integra o Clube dos Quatro Motores da Europa ao lado da Lombardia (Itália), Catalunha (Espanha) e Baden-Würtenberg (Alemanha). ?Vamos aproveitar este encontro para discutir a formação do Clube do Mercosul aproveitando a experiência de Rhône-Alpes e do clube europeu?, disse Sérgio Couri, chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná. Segundo ele, o embrião do Clube dos Quatro Motores do Mercosul já pode nascer deste encontro com Rhône-Alpes.

?O Clube dos Quatro Motores é uma entidade que integra os estados com economias dinâmicas e grande potencial econômico?, disse Couri. ?São as locomotivas que movimentam seus países?, explica. Na prática, o clube tem o papel de fortalecer estas regiões, buscando apoio institucional e político, fomento econômico e parcerias comerciais e tecnológicas. ?É muito importante criarmos o Clube do Mercosul e muito importante ter o Paraná como integrante?, destacou Couri.

Escritório de Rhône-Alpes

Outra novidade anunciada no encontro foi a abertura de um escritório de Rhône-Alpes no Paraná, que será sediado no Centro Internacional de Negócios (CIN), na sede da Fiep. O escritório é uma parceria entre a Fiep, a Câmara de Comércio de Lyon, a Câmara de Comércio França-Brasil e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

?A instalação do escritório é o resultado concreto do primeiro encontro que tivemos em Rhône-Alpes em fevereiro de 2006, em missão organizada pela Fiep e governo do Paraná?, destacou Vinícius Gasparetto, coordenador do CIN. Segundo Gasparetto, o escritório de Rhône-Alpes será um centro de oportunidades entre empresários paranaenses e franceses na geração de negócios, acordos comerciais e transferência de tecnologia.

A previsão é que o escritório comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2007. A atuação do escritório será focada nas áreas de nanotecnologia, agroalimentar, metalmecânica-automotiva e produtos orgânicos. ?A indústria do Paraná terá muito a ganhar com este escritório porque poderá absorver tecnologias inovadoras desenvolvidas na França?, disse Gaspareto.

Plano de Ação

Nesta quarta-feira (14) representantes de entidades governamentais de Rhône-Alpes e do Paraná reuniram-se no Cietep para discutir os detalhes da operacionalização do Plano de Ação que será assinado nesta quinta-feira pelo governador Roberto Requião e pelo governo de Rhône-Alpes.

O Plano de Ação consiste em 12 projetos nas áreas de agricultura e agroindústria, ensino superior, economia e inovação tecnológica, meio ambiente e gestão territorial, e cultura. Nestas áreas serão estabelecidas parcerias para troca de tecnologia e formação de pessoal.

?Ambos os parceiros têm muito a ganhar porque tanto Rhône-Alpes quanto o Paraná são pólos de desenvolvimento em seus países e estão em patamares semelhantes?, disse Sérgio Couri.

Voltar ao topo