Paraná organiza missão empresarial à Síria

Para estimular os negócios entre empresários paranaenses e o mercado Árabe, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), está organizando uma missão empresarial à Síria. Os empresários visitarão o país de 03 a 12 de setembro, aproveitando para participar da Feira Internacional Multisetorial, que acontece em Damasco, no mesmo período.

As informações foram detalhadas durante o evento Oportunidades de Negócios com o Mundo Árabe, realizado no Cietep. No evento, foram também apresentadas as propostas de eventos e feiras programados para outros países da Liga Árabe. A Liga envolve 22 países do continente africano e asiático. Para o primeiro trimestre de 2007 já está prevista uma outra missão empresarial que deve incluir Marrocos, Tunísia, Argélia e Egito.

O vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Ardisson Akel, destacou a importância de incentivar o aumento dos negócios entre os dois mercados. Segundo ele, neste momento a Síria passa por reformas em seu setor aduaneiro, facilitando a entrada de novos produtos.

?Quando os países árabes elegem uma parceria são constantes e se interessam por diversos tipos de produtos,? afirma Akel. Segundo ele, o intercâmbio entre os dois mercados deve potencializar principalmente os setores de alimentos, automóveis, autopeças, equipamentos elétricos, máquinas agrícolas, materiais de construção e móveis.

O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Michel Abdo Alaby, destacou a importância de se dar continuidade aos negócios já realizados com a Liga Árabe, que possui uma grande flexibilidade e diversidade na importação de produtos brasileiros.

No ano de 2005, o Paraná exportou US$ 542 bilhões em produtos para a Liga Árabe. Os principais produtos exportados para este bloco econômico foram carnes, miúdos e congelados de frango, óleo e grãos de soja, madeiras e automóveis. No primeiro trimestre deste ano, o principal país destino das exportações paranaenses para a Liga Árabe foi a Arábia Saudita, seguida dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait, gerando mais de US$ 75 milhões em exportações para o Brasil.

Voltar ao topo