Para Maia, queda nos votos nulos favorece Alckmin

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), que apóia o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, gostou dos resultados das pesquisas Vox Populi e Datafolha divulgadas hoje. "Em 20 de julho, as manchetes serão: Eleição terá segundo turno!", escreveu Maia em seu boletim diário enviado por e-mail.

No título, Maia destaca o crescimento de Alckmin nas duas pesquisas – para 29% das intenções de voto pelo Datafolha e para 32% pela pesquisa da Vox Populi – e a queda da diferença para Lula. Ele diz, porém, que "a notícia mais importante foi a queda dos não-votos". Segundo Maia, os votos nulos favorecem a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prefeito, que é especialista em pesquisas eleitorais, aposta que o percentual de eleitores que declaram preferência por Lula vai cair. "Em quinze dias, Lula já estará num patamar de 40% ou até menos." Segundo Maia, "Lula ainda está cheio de gordura da orgia de publicidade dos últimos dias". O prefeito acredita que Lula terá de diminuir sua exposição como presidente, agora que reconheceu a candidatura.

Cesar Maia avalia que o crescimento de Alckmin nas pesquisas e as perspectivas de segundo turno podem favorecer a candidatura da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) à Presidência. "O eleitor pode votar nela e decidir depois, no segundo turno, quem eleger. Vox Populi diz que a tendência dos que votam em Helena é irem para Alckmin depois", escreveu o prefeito.

Voltar ao topo