Para Lula, condição de estradas mostra que país não se preparou para crescer

Brasília ? As péssimas condições das estradas, ferrovias e portos do país mostram que o Brasil não se preparou para crescer. A afirmação foi feita hoje (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar da cerimônia de assinatura da resolução que autoriza construção da Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), no Espírito Santo.

"Sem fazer crítica a ninguém, o Brasil não se preparou adequadamente para o crescimento econômico. Por isso, as nossas estradas ficaram abandonadas tanto tempo, construiram-se poucos metros de ferrovias nos últimos anos, nossos portos estavam ficando obsoletos. Por isso, muita coisa não aconteceu no Brasil", disse Lula.

O presidente destacou que, mesmo com a infra-estrutura de transporte deficiente, o país conseguiu dobrar o volume de exportações. "O povo brasileiro tem capacidade de fazer milagre", afirmou.

Lula criticou também os que tentam impedir o desenvolvimento do Brasil. "Há pessoas que se comportam tentando evitar que as coisas aconteçam. É como se fosse o jogador do time adversário, que está sempre tentando evitar que o outro faca o gol. Não são todas as pessoas que têm a dimensão do Brasil. E pensar, muitas vezes, que um entrave de três meses, cinco meses, ou um ano, atrapalha um pouco as conquistas das gerações que virão depois de nós".

A ferrovia, que ligará os municípios de Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim, vai facilitar o transporte de produtos siderúrgicos, celulose, rochas ornamentais e cimento. Além disso, deverá acabar com a circulação de trens de carga na região metropolitana de Vitória e proporcionar a criação de um pólo industrial no Porto de Ubu.

Voltar ao topo